quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A mais pequena biblioteca do mundo

As tradicionais cabines telefónicas inglesas parecem hoje obsoletas para o fim para que foram criadas. Em 2009, os moradores da localidade de Westbury-sub-Mendip tiveram a ideia de reutilizar a sua cabine, entretanto tornada inoperacional. A Biblioteca local tinha também fechado. Pois bastou pagar uma libra pela cabine e enchê-la com os cem livros que a população disponibilizou, e estava inaugurada a mais pequena biblioteca do mundo. Para além de outras utilizações, umas mais originais do que outras (bares, galerias de arte, postos de turismo…) outras livrarias foram montadas com o mesmo princípio: funcionamento 24 horas por dia, durante 365 dias por ano. A Book Booth, em Nova Iorque, por exemplo, tem um dispositivo que permite acender automaticamente as luzes, quando recebe um leitor noctívago…

As maiores Bibliotecas do Mundo



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Dia Internacional da Música


É já no próximo dia 1 de Outubro que a EGEAC e a Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, apresenta a 4ª edição do programa Música nas Praças - Concertos promenade em Lisboa.
"Entre as 15h00 e as 23h00, o Largo de São Carlos, o Jardim das Esculturas do MNAC - Museu do Chiado, as Ruínas do Carmo e o Jardim de São Pedro de Alcântara vão servir de palco a vários tipos de formações musicais que irão apresentar um programa musical com sonoridades que abraçam registos tão diversos quanto a música erudita, o jazz ou a música pop." (CML)

A menina que detestava livros

A Umbigo Companhia de Teatro desenvolve actividade através de um projecto denominado SALA ANIMADA - APRENDER NÃO CUSTA NADA, totalmente orientado para a população escolar e que está pensado em termos de grande agilidade operacional, dado que pode ser concretizado, com recurso simples, em plena sala de aula.

A proposta SALA ANIMADA pretende não só contribuir para o necessário trabalho de contínuo incentivo à leitura, como fazer convergir as suas naturais dimensões didáctica e lúdica.

 Peças propostas, quer para apresentação residente quer para deslocações:
-O Bicharoco que era oco - é uma animação teatral, em sala de aula, a partir da obra que é recomendada pelo Plano Plano Nacional de Leitura para a Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo. Dois cientistas (actores) e uma turma de alunos vão criar um bicharoco novo, activando a criatividade plástica e o sentido estético dos participantes. Este trabalho tem sequência natural na organização de uma workshop que resulte na criação de um bicharoco mascote da turma. 
-Lavar, escovar, esfregar - animação sobre higiene oral, sustentada na obra, igualmente recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, e que tem como protagonistas dois irmãos e os alunos da turma.

-Além da proposta referida, esta companhia de teatro tem em palco a peça A menina que detestava livros , com base na obra do mesmo nome, seleccionada, entre outros projectos de estimulação para a leitura, pelo Canadian Children's Book Centre e pelo Plano Nacional de Leitura.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Manobras no Porto

 Que Cidade é esta? Que Cidade pode ser esta?
Manobras no Porto é um programa de acção e de construção colectiva, que desafia cidadãos comuns e agentes culturais para intervir no presente e no futuro do Centro Histórico da cidade através de iniciativas de criatividade urbana, nas quais se cruzam o popular e o erudito, o tradicional e o alternativo, o efémero e o duradouro. O resultado serão dezenas de eventos informais, espalhados no tempo e no espaço, com especial concentração em Setembro de 2011 e 2012, no Centro Histórico do Porto.” (…)
O Programa de actividades, centrado no tema Que Cidade é esta? Que Cidade pode ser esta?, desenvolver-se-á entre 28 de Setembro e 2 de Outubro de 2011 e vai contar com concertos, exposições, intervenções públicas, etc.

De entre os eventos destacamos o Projecto REGIME DE MEIA PENSÃO (já a decorrer) que consiste  em transformar alguns cafés da cidade em residências artísticas temporárias (durante o período das Manobras). Trata-se de quatro cafés e um restaurante do centro histórico do Porto [Café Restaurante Fado Menor / Café Ceuta / Café Âncora D’ouro – Piolho / Café do Grupo Desportivo Infante D. Henrique / Restaurante Lameiras / Café Java] à mesa dos quais André Cepeda, fotógrafo; Miguel Manso, poeta; Ana Rocha, performer e Marianne Baillot; Miguel Carneiro, ilustrador; João Gesta, escritor; Daniel Maia-Pinto Rodrigues, escritor e Tiago Barreiros, designer de moda, irão produzir trabalho criativo relacionado com o espaço onde trabalham. A casa pagará o almoço ou o lanche. Programa
http://manobrasnoporto.com/

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Noite Europeia dos Investigadores


Ciência à solta na Noite Europeia dos investigadores 201123 de setembro | 15h - 23h | Reitoria da U.Porto e espaços circundantes

"(...) Experiências mãos-na-massa, sessões de speed-dating com cientistas, concertos, um bar científico e visitas aos museus da Universidade são apenas alguns dos momentos que vão marcar esta invasão dos cientistas à Baixa do Porto (programa detalhado), liderada pela Universidade do Porto, através da Universidade do Porto Inovação (UPIN), do Centro de Astrofísica (CAUP)e do Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC). A participação é livre para toda a população.

Importa dizer que, ao participar nas atividades da NEI2011 Porto, cada participante habilita-se a ganhar prémios através dos sorteios que vão ser organizados ao longo do dia. Todos os interessados em participar na NEI 2011 como VOLUNTÁRIOS, apoiando a organização do evento, podem registar-se em http://nei2011.eu/voluntarios/."
Corria pois o formoso
mez de alegrias e amor!
ao nosso valle ditoso
vamos levar o leitor!

Maria Amália Vaz de Carvalho
"Uma Primavera de Mulher"
[excerto Canto II]


Com o objectivo de incentivar a produção literária em Língua Portuguesa, a Câmara Municipal de Loures abre a concurso o Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho que, na edição 2011/2012, dedica especial atenção à poesia e à prosa de ficção, nas vertentes
 POESIA
 JOVENS TALENTOS/POESIA
 PROSA DE FICÇÃO
JOVENS TALENTOS/PROSA DE FICÇÃO



quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ó lindo Outono, o que é que nos dás?

Fundação de Serralves


  
"O Outono está a chegar e para comemorar o seu regresso a Fundação Serralves prepara um dia repleto de actividades. No dia 25, das 10h00 às 20h00, há música, teatro infantil, percursos na Quinta e oficinas em família; e ainda uma Feira do Livro Infantil e uma Feira de Produtos Biológicos, com venda de compotas, ervas aromáticas, azeites e muito mais. (...)"

Bem podíamos ir ao teatro!...


 
A Companhia profissional de Teatro Pequeno Palco, de Lisboa, sob a coordenação do actor/ encenador Rui Luís Brás, tem vindo, desde 2004, a produzir espectáculos para o público em geral e para o público escolar, para quem tem actividade residente no Teatro Turim, durante este ano lectivo de 2011/12. Para além de uma vertente também itinerante, constitui-se como Associação juvenil e cultural sem fins lucrativos. Além disso, a componente formativa nas diversas áreas da linguagem teatral (actores, representação, cenografia…) tem possibilitado não só a formação profissional dos seus formandos como garantido a necessária regularidade na produção de espectáculos.

Manoela Amaral, professora de teatro, Pedro Bargado, professor de voz, Suzana Farrajota e Alexandre Rocha, formadores, são os outros elementos que constituem esta Companhia profissional de teatro, inteligentemente também concentrada em públicos muito mais jovens.

ACTUALMENTE EM CARTAZ 
 - Falar Verdade a Mentir
- O Meu Pé de Laranja Lima
- D´Eça - adaptação de trêscontos de Eça de Queiroz (Singularidades de uma Rapariga Loira, A Aia e o Tesouro).

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

 Ribeira Negra (secção)
JÚLIO RESENDE
23.Out.1917 - 21.Set.2011


(…) «Com mão aérea e certeira, o pintor, uma vez mais, povoou essa centena de metros quadrados de grés com as suas visões líricas ou dramáticas: crianças, mulheres, adolescentes, animais repartem entre si o espaço e o ritmo, a cor e a luz da sua cidade, com um lúcido ardor que é o outro nome da sabedoria. Posso garantir-vos que desde os seus primeiros trabalhos,* toda esta figuração, vinda do mais rasteirinho da terra,** estava destinada a ascender pela sua mão a essa suprema dignidade que só a arte confere. Eu creio que o que se faz aqui é mais do que perpetuar o rosto de uma cidade, de um país – é dar, apesar de tudo, algum sentido à vida.» [Eugénio de Andrade]

 


terça-feira, 20 de setembro de 2011

Trocar leituras

http://bibliotecariodebabel.com/geral/grande-oferta-de-livros-do-bdb-segunda-edicao/
GRANDE OFERTA DE LIVROS
2ª EDIÇÃO

À semelhança de Agosto do ano passado, o autor do blogue BIBLIOTECÁRIO DE BABEL vai distribuir gratuitamente livros aos leitores do blogue (a quem por lá quiser passar) na pérgula do miradouro do Monte Agudo, em Lisboa. - Grande Oferta de Livros do Bibliotecário de Babel, 2ª Edição.
 A edição deste ano vai ocorrer no dia 24 de Setembro, às 11h00, e o Bibliotecário desafia todos os interessados a levarem, também, livros que queiram oferecer.




Conduza menos, leia mais




Google images

No dia 22 de Setembro vai, mais uma vez, cumprir-se o Dia Europeu Sem Carros que se integra na Semana Europeia da Mobilidade.A iniciativa, a que muitas Câmaras Municipais aderiram, [interditando ao trânsito determinadas zonas e ruas e promovendo eventos] pretende chamar a atenção das populações para os ganhos em qualidade de vida e sustentabilidade que a diminuição da circulação automóvel nas zonas urbanas permite e despertar para a existência de alternativas de circulação muito mais saudáveis, económicas e capazes de preservar os recursos naturais (bicicletas, transportes públicos, andar a pé…)Uma perspectiva singular de sinalização deste dia é levada a cabo pela Quercus e pela FNAC [

http://mobilidadesuave.org/semana-europeia-da-mobilidade-2011/

em parceria com a Porto Editora, a Carris, a Fertagus, os Metros de Lisboa e do Porto, a REFER, a Soflusa e a Transtejo, bem como as Câmaras Municipais de Lisboa e do Porto] que, sob o lema «Para Um Melhor Ambiente, Conduza Menos, Leia Mais»,pretendem chamar a atenção para a associação natural entre a utilização do transporte colectivo e a criação de hábitos de leitura, oferecendo, no dia 22 de Setembro, mini-livros aos utentes dos transportes públicos de Lisboa e do Porto.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Se o mundo fosse uma aldeia


papeis.blogs.sapo.pt
Se o mundo fosse uma aldeia com cem moradores,
entre outras, podiam retirar-se estas estatísticas:




Intercâmbios culturais


      
       Intercâmbio "Documenting Words" 
http://www.filmsschools.com/
how-to-become-a-cameraman


Entre 23 e 30 de Setembro 2011, em Lisboa, ocorrerá um encontro internacional de jovens, “Documenting Words”, com o objectivo de promover o intercâmbio cultural através da linguagem específica do vídeo.
Aqui se encontrarão 30 participantes, de 6 países, que vão ter como objectivo a produção de um documentário cinematográfico sujeito à ideia da relação entre os idiomas e a cultura.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Gostar de ler


http://www.booktrust.org.uk/Booktrust-blogs/Booktrust-blog
Viv Bird, a directora da organização do Reino Unido BOOKTRUST, faz hoje (10.00H) uma comunicação, no âmbito da V Conferência Internacional do PNL, sob o tema “strategic approaches to reading promotion”.


Trata-se de uma instituição independente, orientada para o incentivo à leitura junto de pessoas de todas as idades, e que reflecte sobre o impacto das novas tecnologias nos processos de produção, aquisição e acesso aos livros na nova era digital, procurando apoios e estratégias para evitar fenómenos de exclusão.

Enquanto instituição de âmbito nacional, procura estimular o prazer de ler no universo das famílias e dinamiza campanhas de distribuição de livros quer com o apoio e reconhecimento do governo, quer através de parcerias com outras entidades solidárias com este objectivo fundamental: que todas as pessoas possam ter acesso à leitura e descobrir o seu poder transformador. 

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Direitos de autor

 Uma temática da maior importância está, neste momento, a ser discutida na V Conferência Internacional do PNL - Os direitos de autor - cópia, pirataria, circuito do livro - por um painel composto pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), pelo presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e pelo representante da Livraria Pó dos Livros [José Jorge Letria; Paulo Teixeira Pinto; Jaime Bulhosa].
Extensível a todas as áreas da criatividade, aqui fica um exemplo ilustrado do mesmo tema aplicado a outros domínios de produção autoral:




V Conferência Internacional do PNL


Estará, por esta hora, a decorrer a intervenção de Joaquín Rodríguez, na V Conferência do Plano Nacional de Leitura.
Do conjunto de excelentes comunicações que já foram e serão produzidas ao longo da Conferência, a actualidade e a veemência, o sentido de oportunidade e a absoluta inscrição num dos temas mais agudos da nossa vida colectiva e contemporânea, exige que se chame aqui a atenção para os indicadores de reflexão que este autor e estudioso nos traz do país vizinho.
Do texto Política y didáctica de la lectura, aqui fica um pequeno excerto da reflexão sobre que incidirá a sua comunicação:

"(...) Se (...) parece inevitável que toda a sociedade tenha uma estrutura de classes diferenciada, como deverá intervir-se a partir da didáctica, da escola e das instituições para compensar os efeitos indesejáveis? São a fonética sintética, o ensino da leitura nas diversas áreas do currículo, o currículo em espiral, a leitura dialógica, as bibliotecas públicas e escolares, soluções suficientes e satisfatórias?
De tudo isso terei a sorte de falar no próximo dia 13 de Setembro, na sessão inaugural da V Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura do governo português, em Lisboa. (…)"
[Trad. livre]