segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Drummond de Andrade




Carlos Drummond de Andrade  nasceu em Itabira, no Estado de Minas Gerais, em 31 de Outubro de 1902 [faleceu em 17 de Agosto de 1987].
Fundador de “A Revista” foi um dos divulgadores do movimento modernista no Brasil, embora seja consensual considerá-lo muito para além desse enquadramento literário. Foi autor de uma obra extensa que abrange a poesia, contos, crónicas e literatura infantil. [Ver Biografia]


Google images

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Yes, we read

SI NO QUIERES SER COMO ELLOS, LEE.
Se não queres ser como eles, lê.


Google images


Bookcamping – é um sítio na Internet proposto à colaboração de todos os que queiram ir organizando listas e recomendando livros que considerem como significativos para a compreensão do estado actual do mundo – ensaio, política, cultura, narrativa…
Com inspiração no movimento do 15 de Maio em Espanha, a iniciativa convida:
“Nas estantes digitais encontrarás alguns livros para entender como chegámos até aqui e alguns outros para pensarmos até onde e como queremos continuar (...)"




segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Uma história mágica

                                  

"Zarkana é um espectáculo de ópera rock acrobático que combina as artes circenses com o surreal para criar um mundo onde o virtuosismo físico aparece lado-a-lado com o estranho.
A história tem como protagonista Zark, um mago que perdeu os seus poderes - e o amor da sua vida – num teatro abandonado e ocupado por um conjunto multicolor de estranhas personagens e incomparáveis acrobatas. É então que Zark conhece as Mutantes, quatro sereias que têm tanto de sinistro como de fascinante, determinadas a desviá-lo da sua aventura.
Zarkana revela-se um turbilhão visual inserido num universo de fantasia musical e acrobática ligeiramente alterado em que, pouco a pouco, o caos e a loucura desaparecem para dar lugar à festa e ao amor recuperado." (Cirque du Soleil) 
Zarkana estreia em Madrid a 12 de Novembro de 2011

Ler Banda Desenhada

As Aventuras de Tintin é o título de uma série de banda desenhada criada por Hergé.
O herói é o personagem Tintin, um jovem belga, repórter e viajante curioso, que, cheio de coragem, com o Milou (um cão fox terrier branco), se envolve em aventuras de  investigação criminal ou conspiração política.
As aventuras destes heróis a que, posteriormente se associaram outros, surgem pela primeira vez em 1929, publicadas num suplemento do jornal Le Vingtième Siècle [Le Petit Vingtième]
Trata-se  de uma das mais populares histórias em banda desenhada do século XX e foi objecto de múltiplas animações para teatro e cinema. Teve traduções em mais de 50 línguas e vendeu um número impressionante de 200 milhões de cópias.

"As Aventuras de Tintin: O Segredo do Unicórnio" é a sua última versão e teve estreia
mundial em Bruxelas, de onde Hergé era natural e foi realizado por Steven Spielberg.

TINTIN EM LISBOAé o título da exposição que, entre 24 de Outubro e 5 de Novembro, estará patente nas Galerias Saldanha Residence, em Lisboa, e que constará da reunião de materiais diversos relativos às histórias de Tintin - livros, edições especiais, carros, figuras, colecções em cerâmica, miniaturas e outros objectos.
Entre outras actividades haverá sessões de Hora do Conto, com histórias das aventuras de Tintin.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O prazer de ler



No blogue Tudo sobre leitura que se propõe “ reunir trabalhos e ideias que fomentem o incentivo à leitura apareceu, em Setembro, esta recorrência ao http://livroseafins.com/ que fornece algumas sugestões para inscrever a leitura como rotina no nosso quotidiano.

Adaptámos a informação de ambas as fontes, as quais sugerimos que sejam consultadas para ampliar o conhecimento dos seus interessantes conteúdos, e deixamos uma tabela de uso quotidiano para amantes da leitura.


Google Images

- Descubra o prazer de ler – ter a leitura como objectivo e manter o prazer de ler [proponha-se um momento durante o dia para ler / leia apenas o que lhe der prazer / prepare o lugar onde vai ler / leia, quando possível, com alguém / leia menos para ler melhor] [http://livroseafins.com/ler-como-objetivo-e-5-dicas-para-que-isso-nao-seja-uma-obrigacao/]
- Traga sempre um livro consigo – [pode-se ler em diversas circunstâncias, desde a fila de espera ao percurso de autocarro, ao intervalo de qualquer acontecimento. Livros pequenos e leves são os ideais (colecções de bolso…)]
- Tenha especial cuidado com os seus olhos. Cuidados oftalmológicos são vitais para a plena fruição da leitura e para a saúde em geral.
- Use meios alternativos de leitura: recorra, sem hesitar, aos meios tecnológicos hoje ao seu dispor.
- Torne a leitura eficaz: [saiba coisas sobre o autor, a sua vida e a sua época / recensões ou sinopses podem ajudar a preparar a sua leitura / ter informação (ou ler) sobre outros livros do mesmo autor / reconhecer a inserção do livro em tendências ou correntes /tire notas, dúvidas, impressões pessoais / sublinhe…]
- Utilize um agregador de feeds: vai facilitar-lhe a vida para a consulta de textos que são do seu interesse [http://www.dinheiroweb.info/agregadores-de-feeds.html]
- Seleccione uma boa livraria com um bom livreiro. Ele vai ser-lhe útil não só para conversar como para dar indicações experientes
- Mantenha os livros em bom estado, procure evitar que se degradem como objectos. Quem sabe não vão servir a mais alguém…
- Aprenda a guardar e a conservar os seus livros. De qualquer modo, interessante seria que os fizesse circular por outros leitores…
- Crie um desafio todos os anos – escolha uma obra reconhecida e comprometa-se a lê-la.
- Leia menos para ler mais: e com mais qualidade
- Procure livros grátis: na Internet podem encontrar-se facilmente sites relacionados; informe-se sobre os movimentos sociais de troca e/ou de recolha de livros.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

 O poeta sueco Tomas Tranströmer é o prêmio Nobel de Literatura 2011. (06 de Outubro de 2011)


Depois de uma Morte

Uma vez foi um choque,
que deixou para trás uma longa e cintilante cauda de cometa.    
Mantém-nos dentro de casa. Torna nevada a imagem da TV.
Aquieta-se em gotas frias sobre os fios de telefone.

Pode-se ainda ir de skis devagar sob o sol de inverno
através de arbustos onde algumas folhas se demoram.
Parecem páginas arrancadas de velhas listas telefónicas.
Nomes engolidos pelo frio.

É ainda maravilhoso sentir o coração a bater,
mas a sombra parece muitas vezes mais real que o corpo.
O samurai parece insignificante
por trás da armadura de escamas do dragão negro.
 Tradução do inglês de Maria Catela
[in:http://mariacatela.blogs.sapo.cv/8402.html]

Saber mais

Um grito libertador

http://desenhosjssilva.blogspot.com
/2010/07/gritos.html
Hoje, 12 de Outubro, convoca-se mais uma vez o Momento do Dia Internacional do Grito de Frustração. Se é seguidor deste blogue e se sente frustrado por alguma razão, saiba que a convenção é, ao meio - dia, ir à janela, à porta, enfim, à rua, e fazer ouvir o seu grito. Apenas para recordar como é saudável ir libertando tensões. Mas se sentir esse gesto como um pouco bizarro, pode ganhar conforto sabendo que, também hoje, se celebra o Dia Internacional do Pensamento Livre.


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Feira do Livro de Frankfurt


Entre 12 e 16 de Outubro de 2011, vai realizar-se a Frankfurter Buchmesse, a maior feira do livro do mundo [Feira do Livro de Frankfurt]. Trata-se de reunir editores, livreiros, agentes, produtores e autores de todo o mundo e em que Portugal estará representado por um número significativo de editoras. De acordo com os números da APEL, ali se reúnem mais de 7000 expositores de 100 países e convoca aproximadamente 30 000 visitantes e 10 000 jornalistas.

Há mais de 60 anos que esta feira do livro vem perseguindo os seus objectivos de grande divulgadora da literatura mundial e remonta a uma tradição singular.
Promovida pela Associação do Comércio de Livro Alemão, distingue as melhores obras nos âmbitos do Prémio da Paz do Comércio de Livro Alemão e da Literatura Infanto-juvenil Alemã.

Todos os anos faz, ainda, incidir os olhares sobre a literatura de um país convidado, cabendo esse papel, na edição de 2011, à Islândia.
[Portugal e a Literatura portuguesa foram tema central da feira em 1997].

Saber mais

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Festival Sintra Misty

A 2ª edição  do Festival Sintra Misty, ocorre entre os dias 13 e 23 de Outubro de 2011 no Centro Cultural Olga Cadaval. A música  e a escrita para canções constituem  o núcleo central do programa.
Novos projectos nacionais e internacionais e uma mostra de cinema dedicada à música, bem como iniciativas de ordem diversa repetirão, certamente o sucesso da edição anterior.
Chama-se a atenção para as Misty Sessions [“As Misty Sessions da edição 2011 do festival prestam este ano homenagem à ponte tantas vezes atravessada entre a música e a sétima arte com uma série de exibições de filmes que exploram essa ligação”] que fará rodar o documentário ‘Joy Division’, dirigido por Grant Gee e o ‘Dream of Life’ em torno da figura indispensável de Patti Smith.
Mas do programa, imperdível, pode saber-se mais aqui


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Concurso Nacional de Leitura

Tal como nos anos anteriores, o Plano Nacional de Leitura vai propor uma nova edição do CONCURSO NACIONAL DE LEITURA (6ª Ed.) e desafiar a comunidade escolar a empenhar-se vivamente na procura das melhores estratégias para a promoção da leitura e a encontrar, ao longo das 3 fases em que o Concurso se desenrola, aqueles a quem há-de distinguir pela demonstração das suas competências de leitura.

O processo de abertura do Concurso encontra-se em fase de construcção e, ao longo de todo o mês de Outubro, serão enviadas para as escolas as indicações concretas quanto ao modelo organizativo, às datas a respeitar e ao respectivo regulamento. Far-se-à um acompanhamento sistemático também por via do Blogue do PNL, nomeadamente no que respeita ao esclarecimento das dúvidas mais persistentes e das sugestões de funcionamento que tornem o trabalho muito eficaz e produtivo.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Writer's Delight



Na comemoração do 2º aniversário da DEDICATED STORE e com a participação da Junta de Freguesia de S. José, vai, pela primeira vez, em Portugal, no espaço emblemático do Parque Mayer, em Lisboa, e em torno da área temática TEATRO, realizar-se, entre 21 e 23 de Outubro de 2011, um Encontro Internacional de Graffiti, WRITERS’ DELIGHT, que permitirá a dinamização de uma cultura de rua urbana, juntando no processo criativo os artistas convidados [10 artistas portugueses e 12 artistas da Alemanha, Croácia, Espanha, França e México] e o público interessado.