terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Se as coisas não fossem o que são




Quis pôr um ponto final, mas depois
escrevi um livro inteirinho a falar do tempo
em que éramos mais do que um mais um.
Do teu amor agora nem um cheirinho.
Não era preciso pedir binóculos
para ver que toda a minha vida
estava feita num molho de bróculos.
E o coração desconcentrado na batida.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Capital Europeia da Cultura



O GUIdance - Festival Internacional de Dança Contemporânea de Guimarães - 2ª Edição, realiza-se no âmbito das actividades da Capital Europeia da Cultura 2012, entre os dias 01 e 11 de Fevereiro no Centro Cultural Vila Flor.
O festival conta com sete estreias [quatro nacionais e três internacionais], e abre com a companhia Les ballets C de la B (Bélgica), que, em estreia mundial, vai apresentar o espectáculo “Au-Delà”, com coreografia de Koen Augustijnen.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Um quadro.
Uma sinfonia.
Uma finta para marcar golo.
Uma receita inovadora.
Um vestido original.
Uma publicidade que fica no ouvido.
Uma descoberta. Uma nova ideia!
Será a criatividade um processo exclusivo dos artistas?
O que acontece no cérebro quando temos uma ideia?
Será este um fenómeno apenas dos seres humanos?
Ou outros animais poderão ter também comportamentos criativos?


24.01.2012,  21h00 horas, Auditório do Champalimaud Centre for the Unknown, em Lisboa

Arte e Ciência num acontecimento promovido pela Fundação Champalimaud (Programa Champalimaud de Neurociências) que visa tornar a ciência acessível a todos, a partir de um ambiente informal e de uma linguagem acessível: "CRIATIVIDADE: O RECREIO DO CÉREBRO"
O evento contará com a presença do artista brasileiro Vik Muniz cujo trabalho se encontra em exposição no CCB [perspectiva sobre a criatividade, a partir de um trabalho artístico que utiliza materiais não convencionais, como algodão, calda de chocolate e lixo] e do neurocientista português Rui Costa  que apresentara o processo criativo no cérebro, dando exemplos de estudos da neurobiologia da criatividade em seres humanos e outros animais.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012



O Projecto Livro de Rua é uma iniciativa do Instituto Ciclos do Brasil que visa democratizar a leitura.
“Em nosso país os índices de leitura são muito baixos, lemos menos do que na Colômbia e mais de 70% da população nunca freqüentou uma biblioteca.
Entendemos todos os espaços da cidade como espaços de leitura, por isso temos o objetivo de transformar todo o Brasil em uma grande biblioteca pública sem paredes.
Mas como seria isso? fácil, livros não são para ficar parados em estantes e prateleiras pegando poeira, por isso pedimos que os libertem em locais públicos, com grande movimento de pessoas, dando preferências a regiões aonde existe maior carência de leitura, registrando aqui mesmo em nosso site.

Estamos montando bibliotecas da liberdade em escolas, lanchonetes, lan houses, igrejas, centros comunitários, ong´s, associações de moradores e em todos os lugares mais que possuas pessoas interessadas em ajudar. Lá, qualquer pessoa poderá pegar os livros livremente e desfrutar de uma boa leitura. Em seguida poderá entregar os livros no mesmo ponto ou passar para outra pessoa. A única coisa que não vale é ficar parado (...)

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Livros mexidos

Porque através da partilha das impressões que nos ficam da leitura dos livros em que mexemos se podem sempre esboçar outros mundos e inventar novas sensações, a Biblioteca Municipal Vicente Campinas (VRSA), o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela / CMVRSA e a ADRIP - Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural de Cacela, organizam dia 26 de Janeiro, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas (VRSA) um novo encontro do Clube de Leitura "Livros mexidos". Começámos por partilhar os mundos que visitámos nos livros, seguimos depois na descoberta da literatura a oriente e de autores contemporâneos. Após uma breve incursão nos contos de Natal, iniciamos este novo ano percorrendo autores de expressão portuguesa.Para Janeiro escolhemos Mia Couto.Leia um dos seus livros, junte-se a este grupo informal de pessoas que se unem no gosto pela literatura e venha partilhar connosco as suas leituras.
Biblioteca Municipal Vicente Campinas – Vila Real de Santo António Rua Dr. Francisco Sá Carneiro 8900-307 Vila Real de Santo António tel.: 281 510 050

terça-feira, 17 de janeiro de 2012


Golpe d'Asa

Em 13 de Janeiro de 2012, com leitura de poemas e uma performance de Ana Arqueiro sobre a obra de Vasco Gato, foi lançado, na Livraria 100ª Página, em Braga, o primeiro número da Golpe d’Asa – Revista de Poesia (periodicidade bianual) que teve apresentação de Micaela Ramon, docente de Literatura da Universidade do Minho.
A revista organiza-se em torno de quatro grandes núcleos – Inéditos, Éditos, Traduções e Arte Poética – e contém um Encarte, dedicado a Luiz Pacheco e com um excerto inédito do ‘Manual de Estilística e Outras Partes Gagas’.
Textos de Vasco Gato, Manuel da Silva Ramos, André Canhoto, António Gregório, Joana Jacinto e Sílvio Mendes, bem como um ensaio de Yvette Centeno e fotografias de Filipa Castro podem, igualmente, ser motivo de interesse nesta edição do Clepul – Faculdade de Letras de Lisboa e da Golpe Edições.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012


 Trailer: http://www.youtube.com/watch?v=gxqTz7OOuPQ

                           ESTREIA NO 1º TRIMESTRE de 2012

“Na Barca do Sonho” é a primeira adaptação cinematográfica do “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente. As personagens tipo desenvolvem-se pela duração do filme, com uma demonstração parcial das suas vidas terrenas; factos que ajudam no entendimento do rumo da história da alegoria vicentina.
O Capítulo
Ao mesmo tempo que tudo se desenvolve, o palco é sede da encenação. Uma rapariga sonha ser encenadora. Uma alcoviteira permanece no seu palácio, com as suas meninas. O onzeneiro com os seus tostões. O frade com Florença. E daí por diante, uma listagem que apenas termina nos créditos finais.




terça-feira, 10 de janeiro de 2012

http://www.wordle.net/create
No intuito de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, O Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, convidam todas as escolas do país, públicas ou privadas, do 1º Ciclo ao Ensino Secundário, a participar no Concurso de Poesia FAÇA LÁ UM POEMA.
O Concurso ocorre entre Janeiro e Março de 2012 e terá a sua Final no dia 24 de Março de 2012. Nesta data, celebra-se, no Centro Cultural de Belém [CCB], o DIA MUNDIAL DA POESIA em cujo Programa será integrada com uma simbólica entrega de prémios aos vencedores. 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO [brevemente]


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012


http://boasnoticias.pt/noticias_NetaudioLX-M%C3%BAsica-de-todos,-para-todos-_6113.html
FESTIVAL NETAUDIOLX 2012

Nos dias 5, 6 e 7 de Janeiro vai realizar-se no Cinema São Jorge, em Lisboa, o Festival NetaudioLx que, com entrada livre, obedece ao mote música livre, distribuída gratuitamente através da internet.

A proposta do Festival é a promoção e divulgação da cultura livre estabelecendo pontes para a criação de um diálogo aberto entre os intervenientes do panorama musical para o que, com apoio da Câmara Municipal de Lisboa, faculta o acesso, durante estes três dias, a workshops, debates, cinema e concertos, do fado ao hip-hop.
“O NetaudioLx afirma-se igualmente como um ponto de encontro de expectativas e gerações que ainda estão a tentar descobrir o impacto da evolução tecnológica nos direitos de autor e na distribuição musical.” [De um programa aliciante, destaques para Marco Donnarumma ou DJ Ride].

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012


11 de Janeiro até Junho 2012 | Lisboa

Cursos livres organizados em módulos independentes e em regime pós-laboral.
 "A oferta passa pela formação de jovens e adultos que, não tendo como primeiro propósito a profissionalização nas Artes Circenses, da Interpretação e do Palco, mostram considerável interesse em desenvolver competências nestas áreas e/ou completar competências já adquiridas".
Destina-se, ainda, a desenvolver as capacidades cognitivas e motoras das crianças entre os 4 e os 12 anos de idade, em cursos com a duração de um ano letivo e que culminam com uma apresentação pública no mês de Junho de 2012.
[Estrutura financiada pela Direção-Geral das Artes]

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Contar histórias

 
 
 
in: http://blogs.elpais.com/papeles-perdidos/
 
Embora crente nas virtualidades da tecnologia, Jonathan Harris [The Whale Hunt, 2007 / Today, 2010] acha fundamental que ela seja humanizada e que, por isso, deve contar histórias humanas.

Vale a pena entrar, ver e participar.
Cowbird, 2011 – rede social para contadores de histórias cujo objectivo consiste em tornar estes relatos uma Biblioteca da Experiência Humana.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

       
in: http://osilenciodoslivros.blogspot.com/
DIREITOS DO LEITOR
O direito de não ler.
O direito de saltar páginas.
O direito de não acabar um livro.
O direito de reler.
O direito de ler não importa o quê.
O direito de amar os “heróis” dos romances.
O direito de ler não importa onde.
O direito de saltar de livro em livro.
O direito de ler em voz alta.
O direito de não falar do que se leu.

Daniel Pennac, Como um Romance, Ed. ASA, 1992