segunda-feira, 30 de abril de 2012

                                                           

A Tarumba-Teatro de Marionetas realiza em Lisboa, de 4 a 20 de Maio, a 12ª edição do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas - FIMFA Lx, com direcção artística de Luís Vieira e Rute Ribeiro. Um projecto multidisciplinar de dimensão internacional, empenhado desde a primeira edição na promoção, divulgação e reconhecimento de uma área específica de expressão artística: o universo das formas animadas.

sábado, 28 de abril de 2012


DIA INTERNACIONAL DA DANÇA

29 de Abril

O Conselho Internacional de Dança, CID, organização oficial [reconhecida pela UNESCO] para todas as formas de dança, em todo o mundo, criou este dia de celebração da dança em 1982.
Todos os anos é convidada uma personagem ligada a este universo para dirigir uma mensagem aos mais de 150 000 profissionais, interessados e envolvidos pela dança.


http://pt.wikipedia.org/wiki/La_Danse_(Matisse)



sexta-feira, 27 de abril de 2012



"O palco é um lugar mágico que permite todos os sonhos. Desta vez, não há duelos, nem príncipes, nem oráculos mas sim o teatro das pessoas, das pequenas coisas que temos em comum… e nos tornam únicos.
Um dramaturgo sobe ao palco para nos falar da mulher que desinquietou o seu espírito de jovem sonhador, para nos contar como se tornou quem é. A história que conta não é muito diferente das nossas histórias mas nós queremos ouví-la outra vez – tal como ele deseja voltar a ver essa mulher, mais uma vez."
Ficha artística
Versão, Dramaturgia e Encenação Marta Dias
Cenário Rui Francisco
Figurinos Bernardo Monteiro
Realização Vídeo Nuno Neves
Luz Tasso Adamopoulos
Com Luís Barros | Sílvia Filipe

Obras seleccionadas

3º Ciclo

Losa, Ilse (2011) O mundo em que vivi, Lisboa, Edições Afrontamento
Sepúlveda, Luís, História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar Porto, Porto Editora

Ensino Secundário

Queiroz, Eça de, O mandarim, Porto, Porto Editora
Márquez, Gabriel García, Crónica de uma morte anunciada,  Lisboa, D. Quixote

quinta-feira, 26 de abril de 2012


Lisboa, 19 de Maio de 1890 – Paris, 26 de Abril de 1916

Entrou para o liceu do Carmo em 1900.
Em 1905 redigiu e imprimiu ‘O Chinó’, jornal satírico da vida escolar. Frequentou o Liceu Camões a partir de 1909
Escreveu, em colaboração com Thomaz Cabreira Júnior (que viria a suicidar-se no ano seguinte), a peça ‘Amizade’ a que se seguiu o poema ‘A um suicida’, 1911, em memória do amigo.
Matriculou-se, nesse ano, na Faculdade de Direito de Coimbra e fez amizade com Fernando Pessoa. Viajou para Paris, para estudar Direito na Sorbonne. Vida boémia pelos cafés e salas de espectáculo. Durante 1913, conviveu com Santa-Rita Pintor e escreveu, em parceria com António Ponce de Leão, a peça ‘Alma’.
Em 1914 publicou a novela ‘Confissão de Lúcio’ e o livro de poemas ‘Dispersão’.
Com Fernando Pessoa, Luís de Montalvor, Armando Côrtes-Rodrigues, Alfredo Guisado (...), fundou a revista Orpheu (1915) que veio a ter um papel decisivo na renovação da literatura portuguesa do sec. XX.
Sofrendo uma crise existencial grave, suicidou-se num quarto de hotel em Paris em 26 de Abril de 1916, sob o testemunho do seu amigo José Araújo.
Deixou a Fernando Pessoa a incumbência de publicar a obra que houvesse.






Obras selecionadas a concurso

3º Ciclo -
“O mistério da estrada de Sintra” de Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão”
“O velho e o mar”, de Ernest Hermingway

Ensino Secundário -
”O belo adormecido” de Lídia Jorge
“O leitor” de Bernard Schlink

26 de Abril - 2012
 
 
PROGRAMA
 
11:00h – Receção
11:15h – Confirmação das presenças dos concorrentes
11:30h – Início da Prova Escrita
14:00h – Entrega dos Certificados de Presença – Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa
14:15h – Animação musical pela Escolinha de Artes de V. N. de Foz Côa
14:30h – Anúncio dos concorrentes apurados para a Prova Oral
14:35h – Início da Prova Oral
16:20h – Entrega de prémios aos Vencedores e uma lembrança a cada Escola Participante
16:30h – Lanche convívio


terça-feira, 24 de abril de 2012


Animação da leitura

24 de Abril - 13 de Maio de 2012, no Parque Eduardo VII, em Lisboa

http://www.tsf.pt/multimedia/galeria/Default.aspx?content_id=2436904&tag=Feira do Livro

A Feira do Livro de Lisboa é organizada pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL). Na sua 82ª Edição, vai ter uma "Hora H" - de segunda a quinta-feira, das 22h às 23h00, em que alguns livros vão ter mais de 50% de desconto.
Funcionará no horário: 2ª a 5ª feira - 12h30 às 23h00 / 6ª feira - 12h00 às 24h00 / Sábado - 11h00 às 24h00 / Domingo - 11h00 às 23h00



segunda-feira, 23 de abril de 2012

 Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor
23 de Abril 2012
Promovido e organizado pela UNESCO "para promover a o prazer da leitura, a publicação de livros e a protecção dos direitos autorais".


“No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, comemorado a 23 de abril, a Câmara Municipal do Porto vai promover a segunda edição do Troque que este ano se realizará de 20 a 28 de abril.
Miúdos e Graúdos poderão, assim, trocar livremente os seus livros ao longo de uma semana, animando uma iniciativa que alia o gosto pela leitura à coesão social e a vontade de partilhar(…)”

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor



in: http://www.quemel.blog.br/2012/04/salve-o-dia-mundial-do-livro/
 By celebrating this Day throughout the world, UNESCO seeks to promote reading, publishing and the protection of intellectual property through copyright.
23 April is a symbolic date for world literature, since 23 April 1616 was the date of death of Cervantes, Shakespeare and Inca Garcilaso de la Vega. 23 April is also the date of birth or death of other prominent authors such as Maurice Druon, K.Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla and Manuel Mejía Vallejo.

13h00 - Chegada
14h00 - Prova Escrita - 3º Ciclo e Secundário
14h00 - "Ler a Rir" - Animação para os acompanhantes - Associação Anima Com Riso
14h35 - Lanche e passeio pelo centro histórico da cidade até ao Theatro Circo.
15h30 - Theatro Circo - excerto do espetáculo “Guelra”
15h40 - Prova oral - 3º ciclo.
16h15 - Momento de animação - Cantar histórias
16h30 - Prova oral - Secundário.
17h00 - Momento de animação - “Batalha cómica” TIN.Bra.
17h30 - Entrega dos Prémios aos finalistas das Provas
18h00 - Encerramento da iniciativa.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

 
Telfs. 21 714 18 23 – 21 097 06 54
Quando duas amigas se entusiasmam e recordam histórias antigas, tudo pode acontecer! Muito dadas à folia e divertidas como ninguém, vão desfiando um rosário de lengalengas, trocadilhos, dichotes e aventuras.  
É assim que, depois de se fazerem passar por: Rei da Rússia, Rato Roento, Lobo Mau, Pirata da Perna de Pau, entre outros, chegam à parte de que mais gostam. E aí, não há quem as segure! E tal como bem lembram e sempre costumam dizer: Não vi velha nem velhinha! Nem velhinha nem velhão!... Corre, corre cabacinha ... Corre, Corre cabação!...
21 de Abril a 26 de Maio de 2012

quarta-feira, 18 de abril de 2012


"Pelo segundo ano consecutivo, a Biblioteca Municipal organiza a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, que terá lugar no dia 18 de Abril no Centro de Artes e Espectáculos, com a participação de alunos e professores de 23 escolas do distrito de Coimbra. O júri desta fase é constituído pelo Vereador da Cultura António Tavares, a escritora Maria João Lopo de Carvalho e a professora coordenadora da interconcelhia do Programa Rede Bibliotecas Escolares, Graça Barão, sendo a apresentação realizada uma vez mais por Miguel Babo."


Entre 16 e 20 de Abril, a Biblioteca Municipal de Boticas e a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, no âmbito do Plano Nacional de Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares, dão, pelo terceiro ano consecutivo, corpo à ideia de realizar a Semana da Leitura 2012 que se subordina ao tema "A NOSSA TERRA".
Algumas das inúmeras actividades que decorrem nos espaços do Município, contam com a participação empenhada da Biblioteca Municipal de Montalegre e o próprio cartaz promocional é comum aos dois Municípios do Barroso.
  

“No dia 18 de abril, entre as 13h00 e as 18h00, o Município da Chamusca acolherá cerca de 100 alunos, de 25 de escolas do distrito de Santarém, para prestar provas escritas e orais sobre as obras literárias selecionadas para cada categoria (3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário). Os vencedores apurados, um aluno por cada categoria, irão representar o distrito de Santarém na Final Nacional.”


Entre 01 e 22 de Abril e em associação com as Comemorações do  Dia Internacional dos Monumentos e Sítios a festa do livro de Sagres e Milreu dá-se ao pretexto de sensibilizar os leitores para a diversidade e a vulnerabilidade do património.


A 18 de abril, a partir das 13h00, no Auditório Municipal de Olhão, realiza-se a prova distrital do Concurso Nacional de Leitura, promovido pela Direção Geral do Livro e das Bibliotecas e pelo Plano Nacional de Leitura e organizada pela Biblioteca Municipal de Olhão, para alunos do 3º ciclo e secundário
As obras selecionadas foram:
3º Ciclo
Para Maiores de Dezasseis, de Ana Saldanha
O Rapaz que Prendeu o Vento, de William Kamkwamba 
Secundário 
A Arte de Morrer Longe, de Mário de Carvalho
O Perfume: História de um Assassino, de Patrick Suskind



Criado a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) com aval da  UNESCO. Pretende-se, neste dia, dar maior visibilidade ao património cultural e sensibilizar os cidadãos para a sua protecção e conservação.
O tema escolhido procura dar relevo ao 40º aniversário da Convenção para a Proteção do Património Mundial, Cultural e Natural da UNESCO


terça-feira, 17 de abril de 2012




IndieLisboa'12
9º Festival Internacional de Cinema Independente
26 de Abril a 6 de Maio de 2012

De um universo de 3 880 filmes propostos, o Indie vai apresentar, nas salas da Culturgest e dos cinemas S. Jorge e Londres, entre os dias 26 de Abril e 6 de Maio, 233 filmes – 82 longas e 151 curtas metragens.




  Final Distrital - 17 de Abril 2012

MUDE - Museu do Design e da Moda

OBRAS SELECCIONADAS

 3º CICLO
Juan Jimenes, Platero e eu, Bertrand Livreiros
Afonso Cruz, Os livros que devoraram o meu pai, Editorial Caminho

SECUNDÁRIO
Teolinda Gersão, A cidade de Ulisses, Sextante Editora
Virgínia Woolf, Flush, uma biografia, Relógio d’Água  

 PROGRAMA

09h30 - 10h00 Acolhimento dos participantes do 3.º Ciclo

10h00 - 11h00 Prova Escrita 3.º Ciclo
10h45 - 11h15 Acolhimento dos participantes do Secundário

11h15 - 12h15 Prova Escrita Secundário

12h30 - 14h45 Almoço


15h00 - 16h00 Prova Oral 3.º Ciclo e Secundário

16h15 - 16h30 Momento performativo pelos ActIn
16h45 - Anúncio dos vencedores e atribuição dos prémios

 17h00 Encerramento


segunda-feira, 16 de abril de 2012



A iniciativa Bairro dos Livros, em preparação há dois anos, promete misturar poesia, música e cinema na Baixa do Porto.
Com início no Sábado de 14 de Abril último, através desta iniciativa, as livrarias de Cedofeita e Carlos Alberto, propõem-se fomentar a leitura e a cultura no Porto, dinamizar o sector livreiro da cidade, desenvolvendo actividades diversas e combinando artes de múltiplos códigos e, enquanto movimento de livreiros da cidade, fazer mexer toda a vida cultural da cidade.
Todos os segundos Sábados de cada mês, o Bairro dos Livros vai convidar os habitantes da cidade a passar um dia "na companhia de escritores, "diseurs", músicos e poetas do Porto.
Os visitantes da Baixa vão poder visitar as livrarias aderentes e comprar todos os livros com descontos de 20%.


 



terça-feira, 10 de abril de 2012

MAGIC CARPET



  SAÚDE ORAL
O PRAZER DE LER E DE CONTAR UMA HISTÓRIA

Nos nossos dias, são inquestionáveis e tornam-se vitais as interdependências entre os mecanismos de desenvolvimento da saúde, da higiene, da literacia, uns em sequência dos outros.
O impacto da cárie dentária no dia‐a-dia da população é subtil mas penetrante, influenciando a alimentação, o sono, o estudo e os papéis sociais. A sua prevalência e o sinal recorrente com que se manifesta constituem problemas sérios de saúde da população infantil e juvenil, sendo mesmo considerada uma epidemia silenciosa.
Sob inspiração do
Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, PlanoB, a Direccão - Geral de Saúde, O Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares celebraram, em Julho de 2011, um protocolo que visa desenvolver acções capazes de contribuir para a alteração dos comportamentos ligados à saúde oral, aproveitando as dinâmicas de incentivo à escrita e à leitura praticadas nas escolas e nas bibliotecas.

Estejam atentos à informação que irá sendo divulgada pelos canais próprios da DGS, do PNL e da RBE e se tiverem ideias não hesitem em partilhar...

segunda-feira, 9 de abril de 2012

O MELHOR LUGAR PARA LER
O meu lugar preferido para ler é, de facto, qualquer um em que me possa estender. Sofá, tapete, cama, onde quer que me possa sentir confortável. Isso porque sou uma irrequieta e ando sempre enrolada nos livros como se fossem a única coisa que tivesse de salvar no meio de uma tempestade.
Gostava de vos dizer que costumo ler no meu café preferido, em frente a uma xícara de chá e a um bolinho delicioso, tudo banhado pela luz pura da manhã. Mas não posso, porque estou de barriga para baixo, apoiada nos cotovelos e indiferente à inevitável dormência que já aí vem. Ok, quando vier basta virar-me de costas e segurar o livro acima da cabeça ou, quem sabe, enrolar-me de lado, à volta do livro numa posição incorrecta qualquer, ou sentar-me com ele nos joelhos a balançar.
Tropeçaste em alguma coisa? Oh, foi em mim! Estava enrolada numa manta, no chão. Não te rales com isso. Quando era adolescente, costumava divertir-me a sentar-me de cabeça para baixo e os pés por cima das costas do sofá. Mas tive de para com isso quando me tornei uma senhora porque não está, certamente, nos projectos de nenhum cavalheiro levar uma ‘pernas para cima’ ao altar. Não que ande à pesca de marido e menos agora que estou a meio do último George R.R. Martin, mas é preciso traçar uma linha de conduta geral em algum aspecto, não acham? [in: My Books, My Place]