quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ornatos Violeta no Coliseu do Porto - 30 e 31  Out./1 Nov. 2012



"SE NÃO POSSO DANÇAR

 NÃO QUERO FAZER PARTE DA TUA REVOLUÇÃO"

Qui 1 a Dom 4 de  Novembro, Culturgest
CELEBRAÇÃO é uma festa de dança e performance, desenhada por artistas que residem, circulam, se encontram e trabalham em Lisboa.
CELEBRAÇÃO propõe, durante um fim-de-semana, espetáculos, conversas e uma festa que ocupa o teatro e cria uma janela experimental para modos de pensar e agir em conjunto.
CELEBRAÇÃO é um programa produzido por artistas que se interessam em criar espaços de convergência onde o encontro e a ação criem princípios de comunidade e relações artísticas mais próximas e profundas.
CELEBRAÇÃO não é uma cartografia da Dança e Performance que se faz em Lisboa, nem um retrato de geração ou de um grupo de artistas enquanto jovens. CELEBRAÇÃO é, antes, um convite a olhar um recorte da diferença e multiplicidade de quem insiste em trabalhar aqui e agora e em tentar junto uma ideia.
CELEBRAÇÃO é aqui este tempo e é agora este espaço que apresenta vários mundos poéticos em diferentes momentos da sua experimentação, consolidação e existência.
CELEBRAÇÃO é um convite a participar num encontro múltiplo de presenças.
Um encontro com o outro, um encontro com o público, um encontro marcado com Lisboa desenhado num movimento onde se cruzam afinidades, se estabelecem princípios de experimentação conjunta e se cria um presente que questiona as condições em que existiremos no futuro próximo.



terça-feira, 30 de outubro de 2012


Assírio e Alvim, 2011

                              O Regresso 


Como quem, vindo de países distantes fora de
si, chega finalmente aonde sempre esteve
e encontra tudo no seu lugar,
o passado no passado, o presente no presente,
assim chega o viajante à tardia idade
em que se confundem ele e o caminho.

Entra então pela primeira vez na sua casa
e deita-se pela primeira vez na sua cama.
Para trás ficaram portos, ilhas, lembranças,
cidades, estações do ano.
E como agora por fim um pão primeiro
sem o sabor de palavras estrangeiras na boca.

 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

SARAMAGO EM NOVA IORQUE
Nos 90 anos de Saramago
O Art Institute de Nova Iorque e a Fundação José Saramago, com patrocínio, entre outros, do Instituto Camões e do Instituto Cervantes, dedicam este ano, entre 25 de Outubro e 1 de Novembro, uma semana a “honrar e celebrar” os 90 anos do nascimento do Prémio Nobel português.
Exposições, filmes, conferências, concertos, a abranger as várias dimensões da obra e da carreira de Saramago, terão lugar nesta última semana de Outubro e terão como figura tutelar a mulher do escritor, Pilar del Rio.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012


ROTA DA MÚSICA – LISBON WEEK
LISBON WEEK - AS SETE COLINAS DE LISBOA REPORTAM A SETE ROTAS TEMÁTICAS: ARTE, HISTÓRIA, PANORÂMICA, GASTRONOMIA, MÚSICA, MODA, TRADIÇÃO
DE 25 A 28 DE OUTUBRO, O MERCADO DA RIBEIRA INTEGRA A ROTA DA MÚSICA (PROGRAMAÇÃO DE ZÉ PEDRO, MÚSICO DOS ‘XUTOS E PONTAPÉS’) E OFERECE, A PARTIR DAS 22.OOH, DE QUINTA A SÁBADO, CONCERTOS DE ARTISTAS E BANDAS PORTUGUESES
- QUINTA-FEIRA: Márcia, Walter Benjamin, Minta & The Book Trout e You Can't Win Charlie Brown
- SEXTA-FEIRA: Memória de Peixe, Best Youth, Da Chick, Capicua e DJ Ride
- SÁBADO: Real Combo Lisbonense (com os convidados Roda de Choro de Lisboa), Julie & The Carjackers e Miguel Araújo

 "PEDAL"

JORNAL DEDICADO ÀS BICICLETAS E À CULTURA

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

O livro do fim
(…)” Contaram-me que as letras descansam de lado, nas páginas macias dos livros antigos. Outros, afirmam que os textos mudam ao sabor das edições; nenhuma se compara à leitura inicial.
Há ainda quem me confidencie que recebe os livros de braços abertos, às vezes até com as pernas, e dou por mim a olhar para as lombadas que me rodeiam; a senti-las latejar como um animal magnifico, alheio a interpretações domesticas.
Se estender a mão, sei que o irei acordar; prefiro entreter-me a escrever este texto, onde as letras ainda são verticais e se estampam no papel, como uma mancha de tinta, uma ave suicida, um eco sem som(…)”.
Jorge Fallorca,
in "O livro do fim", 2012, ed. Autor
MÁSCARAS RITUAIS DO DOURO E TRÁS-OS-MONTES


“A exposição de pintura reúne um conjunto de máscaras rituais do Douro e Trás-os-Montes, símbolos do imaginário popular, cujas origens se perdem na memória dos tempos. Este projecto, da autoria de Balbina Mendes, reúne no Museu de Lamego tradições ancestrais, traduzidas em máscaras pintadas em tela, com o rigor naturalista a que a artista nos habituou”.
Até 27 Outubro - 3ª a 6ª: 10h00-12h00 - 14h00-16h00
Museu Municipal de Coimbra - Edifício Chiado

http://traga-mundos.blogspot.pt
/2012/06/vinho-do-porto-em-rotulos-e-cartazes.html

rótulos e cartazes
A exposição itinerante 'Imagens do vinho do Porto: rótulos e cartazes', ilustra não só a história do vinho como a evolução do design de rótulos, embalagens e cartazes das diferentes marcas de vinho do Porto até ao presente.
O Gabinete de Comunicação da Reitoria da Universidade do Porto, onde a exposição se sedia, refere ainda a presença de «reproduções ampliadas que deram origem a um catálogo» com origem na colaboração entre empresas de artes gráficas, empresas de vinho do Porto e coleccionadores privados.


Até ao dia 26 de Outubro 2012
[de terça a sexta-feira, entre as 11h e as 13h e as 14h e as 17h]
Reitoria da Universidade do Porto, Praça Gomes Teixeira, 4099-002 Porto

segunda-feira, 22 de outubro de 2012


Esplanada

Naquele tempo falavas muito de perfeição
da prosa dos versos irregulares
onde cantam os sentimentos irregulares.
Envelhecemos todos, tu, eu e a discussão.

Agora lês saramagos & coisas assim
e eu já não fico a ouvir-te como antigamente
olhando as tuas pernas que subiam lentamente
até um sítio escuro de mim.

O café agora é um banco, tu professora de liceu;
Bob Dylan encheu-se de dinheiro, o Che morreu .
Agora as tuas pernas são coisas inúteis, andantes,
e não caminhos por andar como dantes.

Poesia Reunida, Assírio & Alvim, 2001
Somewhere over the Rainbow - Isr.mp3

sexta-feira, 19 de outubro de 2012


"O primeiro programa de educação rodoviária infantil para televisão, “Minuto Seguro Kids ACP”, arranca no dia 22 de outubro na SIC Kids com transmissão diária neste canal temático e na SIC ao fim de semana.
(...)
Composto por três séries, cada uma com 10 programas de um minuto, o “Minuto Seguro Kids ACP” é transmitido quatro vezes/dia na SIC Kids: entre as 8h e as 9h, as 13h e as 14h, as 16h e as 17h e as 19 e as 20 horas. Na SIC, a emissão decorrerá aos sábados entre as 8h e as 9h e aos domingos entre as 11h e as 12h." (...)

 CCB no CCB


quinta-feira, 18 de outubro de 2012





"As Bibliotecas e os Arquivos afirmam-se, hoje como no passado, como plataformas privilegiadas para o acesso à informação e ao conhecimento, conjugando uma complexa realidade de fatores humanos, materiais e tecnológicos para um exercício igualitário dos direitos e deveres sociais, cívicos e culturais.
Enquanto organizadores, mediadores e facilitadores de acesso, os profissionais de informação e documentação são o esteio essencial para potenciar o valor social da informação e o alcance estratégico que hoje assumem as tecnologias de informação pela sua capacidade de construir integração.
A gestão de sistemas e redes de informação é uma necessidade fundamental da qual dependem, cada vez mais,  a sustentabilidade e resultados das instituições mas também a relevância e impacto dos serviços de informação que prestam e da permanência do património que gerem.
Em 2012, o 11º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas apresenta-se como um espaço de reflexão e debate sobre o presente e o futuro das bibliotecas e arquivos face a um contexto de condicionalismos e exigências que desafiam conceitos, meios e soluções."

terça-feira, 16 de outubro de 2012

«Testemunhos - um livro que me marcou»

A Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval, de Almeirim, e o jornal “O Almeirinense”, dirigem, actualmente, uma carta aos seus leitores propondo-lhes que escrevam um pequeno artigo, até 1500 caracteres, sobre um livro que tenha sido particularmente influente nas suas vidas.
“Consideramos o seu testemunho muito importante para que outras pessoas se apercebam do quanto a leitura pode transformar as suas vidas, alterar formas de pensar, de refletir, de sentir… de quanto uma personagem pode mudar o modo como nos vemos, vemos o outro e até o mundo.” (…)


                                             


“Cultura Portuguesa
  – séculos XII a XVIII: a inspiração dos clássicos
 
 Esta mostra documental "dá início a uma série de 3 mostras documentais subordinadas ao tema “Aspetos da cultura portuguesa através dos séculos”.
(…)
 Ao invés de inventários ou catálogos exaustivos, a presente mostra documental sugere pistas para diferentes incursões no universo da cultura portuguesa (literatura, teatro, música e pintura), utilizando os recursos informativos da Biblioteca Municipal José Saramago.”

CATÁLOGO

segunda-feira, 15 de outubro de 2012




Até 20 de Outubro, com organização do Centro Nacional de Cultura, CNC, está viva e agita-se a 16ª edição da Festa no Chiado, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e de outros parceiros. Genericamente e como vem sendo hábito, as propostas culturais são muitas e muito diversas: música, passeios, visitas guiadas, exposições, atividades ao ar livre e infantis.




                                                                                                            DESTAQUE
exposição

DESIGN : FBAUL 2012
Finalistas de Design de Comunicação da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa
FABRICA FEATURES #83
Mega store United Colors of Benetton, 4º Piso
Rua Garrett 83
Tel: 21 32 56 764/5 /
www.design.fba.ul.pt




 “De 5 a 31 de Outubro de 2012 o grupo de Design de Comunicação da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa apresenta DESIGN:FBAUL’12. O objectivo principal desta mostra é apresentar à comunidade o trabalho desenvolvido no último ano lectivo pelos alunos finalistas da licenciatura de design de comunicação.
Na FBAUL apresenta-se o trabalho desenvolvido pelos alunos finalistas da licenciatura, enquanto na FABRICA FEATURES se revelam alguns projectos exemplares de design editorial da licenciatura e do mestrado. (...)”

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Comédia humana

 
Literatos! Chorai-me, que eu sou digno
Da vossa gemebunda e velha táctica!
Se acaso tendes crimes em gramática,
Farei que vos perdoe o Deus benigno.

Demais conheço a prosa inflada, enfática,
Com que chorais os mortos; e o maligno
Desafecto aos que vivem… Não me indigno…
Sei o que sois em teoria e em prática.

Quando o avô desta vã literatura
Garret, era levado á sepultura,
Viu-se a imprensa verter prantos sem fim…

Pois seis dos literatos mais magoados,
Saíram, nessa noite embriagados,
 Da crapulosa tasca do Penim.



Camilo Castelo Branco, Nas trevas.
Lisboa , Tavares Cardoso & Irmão, 1890

Camilo Castelo Branco 

As paixões juvenis e o Amor de Perdição 

Centro Cultural de Belém -  22-10-2012 a 27-10-2012 

 
O Centro Cultural de Belém, a Casa de Camilo de S. Miguel de Seide / Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, o Plano Nacional de Leitura, o CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa –, o Teatro Nacional de São Carlos e o Centro Nacional de Cultura, vão comemorar os 150 anos da publicação do Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco.
O ciclo CCB no CCB – Camilo Castelo Branco: As paixões juvenis e o Amor de Perdição conta com uma vasta programação, que vai da literatura ao cinema, passando por mesas-redondas, conferências, debates com professores e estudantes, programas musicais, uma feira do livro e duas exposições: uma de iconografia e bibliografia camilianas da colecção da Casa de Camilo e outra do pintor Júlio Pomar, que apresentará os desenhos que fez para a edição do livro O Romance de Camilo, de Aquilino Ribeiro.
Programa 


Dia Mundial da Saúde Mental
2012
“Depressão: uma crise global”
Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon
“Cerca de 350 milhões de pessoas de todas as idades, níveis sociais e nacionalidades sofrem de depressão. E tantos outros – familiares, amigos, colegas de trabalho – estão expostos aos efeitos indiretos desta crise de global saúde que está sendo subestimada. A depressão diminui a capacidade das pessoas para lidar com os desafios diários da vida e, muitas vezes precipita a ruptura familiar, a interrupção da educação e a perda de emprego. Nos casos mais extremos, as pessoas se matam. Cerca de um milhão de pessoas comete suicídio anualmente, a maioria devido à depressão não diagnosticada ou não tratada.(…)”



terça-feira, 9 de outubro de 2012

O livro de poesia O que dói às aves, da escritora Alice Vieira, foi, por lapso, indevidamente inscrito nas listas do Plano Nacional de Leitura como leitura para o 2º Ano do Ensino Básico.
A correcção foi prontamente efectuada, depois de uma chamada de atenção enfatizada.
Um livro de poesia que denuncia sentimentos, relações, vivências através de palavras, frases, versos.
A epígrafe do livro açambarca o conteúdo do livro:

‘Com os meus amigos aprendi que o que dói às aves
Não é o serem atingidas, mas que,
Uma vez atingidas,
O caçador não repare na sua queda’
A simples observação em contexto de aula, impediria seguramente que um aluno do 2º Ano do Ensino Básico fosse o leitor adequado e escolhido para esta obra. A haver uma discussão pública, sobre matérias correlacionadas, seria, como sublinhou a Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Teresa Calçada, “com certeza, bem mais enriquecedor debater o que o PNL tem feito pela promoção da leitura ao longo dos seus anos de existência e o muito que é necessário continuar a fazer - na escola, em casa, na sociedade - no sentido de criarmos mais e melhores leitores”, do que querer fazer passar gralha por erro grosseiro de critério.
"Ricos, pobres, indignados"


[Alessandro Gatto, Itália, vencedor]

Organização do Museu Nacional da Imprensa, considerado pela FECO (Federation of Cartoonists Organisations) um dos três principais festivais de desenho humorístico.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012


Escrita Criativa Online
EC.ON - cursos online e presenciais // assessorias literárias

Escrita Criativa Online é uma entidade privada que desenvolve actividade de formação contínua e de consultadoria. O objectivo da EC.ON é proporcionar, em regime de @learning, formações criativas sobretudo de índole literária e comunicacional - uma oferta de doze cursos no total -, para além de trabalhar intensamente no campo das assessorias literárias.
“(…) Todos os cursos se baseiam num ininterrupto work-in-progress oficinal. O formando recebe semanalmente um pacote de conteúdos centrado num conjunto delimitado de ferramentas a interiorizar. Durante esse período, incorporadas as ferramentas e as metas específicas propostas, o formando escreve (e rescreve) um texto que, depois de enviado ao coordenador, é motivo de um comentário crítico individualizado. A par desta interacção, considerada como a componente privada das formações, os cursos podem ainda suscitar actividades de Fórum.
(…) cada semana das formações EC.ON é sempre concebida como uma via aberta e laboratorial que se projecta e concretiza nas semanas seguintes, como se o formando estivesse sempre a escrever um mesmo texto, apurando-o, rentabilizando ferramentas e tentando potenciar o mais possível a eficácia discursiva (…)”
http://escritacriativaonline.com/artigo.asp?cod_artigo=180681

quinta-feira, 4 de outubro de 2012


 O Marcador de Livros que fazia surf

 A vida secreta de um marcador de livros. Ou, o que faz um marcador de livros quando o leitor "está de férias"



Com duração de uma hora, pode inscrever-se para estes passeios em http://lisboalxpoesia.wordpress.com/agenda_inscricao/
Tm: 917021238 e escolher o dia e o horário que mais lhe interesse – até 31-12-2012 - 14h00 - 18h00 [4ª a Domingo, Lisboa, Chiado]. O local de início do passeio é variável em função do tema e será indicado quando a reserva for confirmada.
Mais info:

 

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Livrinho de Teatro nº 65
Edição apoiada pelo Programa de Ajuda à Publicação do Institut Français/ Ministério Francês dos Negócios Estrangeiros e Europeus

blogdacotovia.blogspot.com/



Equações matemáticas e imagens
23 de Março de 2012 a 30 de Março de 2013

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC) desafia os visitantes a descobrir a geometria e a álgebra , através da exposição “IMAGINARY – Matemática e Natureza” e a divertir-se com o Concurso SURFER.

 “IMAGINARY – Matemática e Natureza” estabelece uma ligação interativa entre a matemática e as formas que se encontram na natureza. A exposição convida o visitante a descobrir as equações matemáticas que estão na origem de formas geométricas, desenhadas em computador por matemáticos e artistas, e que lembram limões, corações ou animais, entre outros. Num segundo passo, pequenos e graúdos são levados a reinventar essas imagens através de um software interativo.”
Software interactivo  (gratuito): CONCHAS - ATRACTOR  / CINDERELLA / SURFER / MORENAMENTS

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

  
www.companhiadasilhas.pt 
Nova editora, nos Açores (Lajes do Pico), dirigida pelo poeta Carlos Alberto Machado.
Em Junho, deu-se a conhecer com 6 títulos:

Colecção transeatlântico:

ÀS VEZES É UM INSECTO QUE FAZ DISPARAR O ALARME, de Nuno Costa Santos (poesia)
TRATADOS, de Mário Cabral (poesia)
ESTÓRIAS AÇORIANAS, de Carlos Alberto Machado (contos)

Colecção azulcobalto:

FICAS A DEVER-ME UMA NOITE DE ARROMBA, de António Cabrita (contos)
PASSAGEIROS CLANDESTINOS, de Fernando Machado Silva (poesia)
BELA DONA E OUTROS MONÓLOGOS, de Pedro Eiras (teatro)

Em Outubro próximo, mais 5 títulos:

UMA VIAGEM ROMÂNTICA A MOSCOVO, de Carlos Alberto Machado (poesia)

EPHEMERAS, de Inês Lourenço (micro-histórias)

A MINHA GATA, de João Paulo Cotrim (aforismos)
 
O PAPEL DE PRATA, O REFLEXO E OUTROS CONTOS PELO MEIO, de Nuno Dempster (contos inéditos)  [colecção azulcobalto].

É inaugurada a colecção terra açoriana, com PICOLÂNDIA, de Manuel Tomás (crónicas picoenses).