quarta-feira, 30 de outubro de 2013

you are welLcome to elsinore

Entre nós e as palavras há metal fundente
entre nós e as palavras há hélices que andam
e podem dar-nos morte violar-nos tirar
do mais fundo de nós o mais útil segredo
entre nós e as palavras há perfis ardentes
espaços cheios de gente de costas
altas flores venenosas portas por abrir
e escadas e ponteiros e crianças sentadas
à espera do seu tempo e do seu precipício

Ao longo da muralha que habitamos
há palavras de vida há palavras de morte
há palavras imensas, que esperam por nós
e outras, frágeis, que deixaram de esperar
há palavras acesas como barcos
e há palavras homens, palavras que guardam
o seu segredo e a sua posição
Entre nós e as palavras, surdamente,
as mãos e as paredes de Elsinore

E há palavras nocturnas palavras gemidos
palavras que nos sobem ilegíveis à boca
palavras diamantes palavras nunca escritas
palavras impossíveis de escrever
por não termos connosco cordas de violinos
nem todo o sangue do mundo nem todo o amplexo do ar
e os braços dos amantes escrevem muito alto
muito além do azul onde oxidados morrem
palavras maternais só sombra só soluço
só espasmos só amor só solidão desfeita

Entre nós e as palavras, os emparedados
e entre nós e as palavras, o nosso dever falar

Mário Cesariny

CASA DA LIBERDADEMÁRIO CESARINY

A ser inaugurada no próximo Sábado, 02 de Novembro, a CASA DA LIBERDADE, projecto da responsabilidade da Perve Galeria, com curadoria de Carlos Cabral Nunes, em Alfama, vai reunir acervo a partir dos anos 90 com base programática no movimento surrealista. O espólio estará dividido em quatro áreas temáticas:

·         Surrealismo Nacional e Internacional
·         As Vanguardas e Neo-Vanguardas Portuguesas do Século XX
·         A Arte Moderna e Contemporânea Africana dos Países Lusófonos
·         Arte Emergente Portuguesa e Internacional

A exposição inaugural tem como tema “…A Estrada Começa…” e abre aos olhos obras inéditas de Cruzeiro Seixas, Isabel Meyrelles, Carlos Calvete e Mário Cesariny.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013




Língua Portuguesa Global 

 Internacionalização, Ciência e Inovação

De acordo com os dados do Camões - Instituto de Cooperação e da Língua, bem como com os do Observatório da Língua Portuguesa, há cerca de 244 milhões de pessoas, no mundo inteiro, que colocam a língua portuguesa em 6º lugar entre todas as mais faladas [quinta mais usada na Internet e terceira no Facebook e no Twitter]. 

Citando o Camões, IP (…) “O Plano de Ação de Lisboa vai apresentar recomendações sobre o futuro da língua portuguesa, abrangendo o desenvolvimento científico, a inovação, o empreendedorismo e os negócios, a utilização em organizações internacionais e na cooperação entre os países-membros da CPLP, diásporas e comunidades (…)”.


Lisboa | Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa e Faculdade de Letras | 29 e 30 de Outubro
Acompanhar as comunicações da II Conferência Internacional aqui e aqui
PROGRAMA


Lou Reed [1942 – 2013]

Animal Serenade (Full Live Album) (HQ)

quinta-feira, 24 de outubro de 2013





[1938, Jerry Siegel | Joe Shuster]

Personagem de histórias de Banda Desenhada, filmes de animação, programas de rádio, filmes de acção e merchandising, o Super-Homem continua jovem e empolgante nos seus 75 anos que o AMADORA BD 2013 celebra, tornando vivos alguns dos originais que foram assinalando o percurso de uma das personagens de BD mais emblemáticas em todo o mundo.

“75 Anos Com o Super-Homem” ! Fórum Luis de Camões | Amadora BD 2013 | 25 de Outubro - 10 de Novembro | PROGRAMA 





"(...)  A 14ª edição da Festa do Cinema Francês, organizada pelo Institut Français du Portugal, vai decorrer de 10 de Outubro a 10 de Novembro em Lisboa, Almada, Coimbra, Beja, Faro,  Guimarães e Porto. Abre em Lisboa a 10 de Outubro às 21h00, onde permanece até Domingo dia 20, no Cinema São Jorge, na Cinemateca Portuguesa e no Institut Français du Portugal (...)"

quarta-feira, 23 de outubro de 2013


TESOUROS DA FEIRA DA LADRA.
A beleza do design anónimo

“(…) A exposição apresenta cerca de 250 objectos de origens muito diferentes mas organizados em núcleos que os agrupam em acções e necessidades do homem: bater, agarrar, cortar, moldar, espalhar, proteger... Tanto podemos descobrir nas paredes objectos antigos de medição como tesouras, capacetes de protecção, moldes ou até um pequeno instrumento para fazer sessões espíritas...(…)”

Colecção de David Usborne
Até final de Outubro de 2013

quinta-feira, 17 de outubro de 2013



A 18 de Outubro de 2013, o Plano Nacional de Leitura declara oficialmente aberto o Concurso Nacional de Leitura (CNL) 2013 – 2014 que decorre entre esta data e o final do mês de Junho de 2014. 

Tal como em anos anteriores e levando em conta a intenção de promover a leitura nas escolas, o Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), promove, no ano letivo de 2013 / 2014, a 8ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL)

A participação no concurso está aberta às escolas das redes pública e privada do Continente e dos Arquipélagos dos Açores e da Madeira que a ele aderirem, através da inscrição de alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, qualquer que seja a sua nacionalidade.

Como princípio geral orientador do CNL está o prazer de ler, pretendendo-se estimular nos concorrentes o gosto pela leitura e o contacto com os livros.

A ESCOLA DEVE INSCREVER-SE EM:



Entre 18 Outubro de 2013 e 13 de Janeiro de 2014

EXPOSIÇÃO

SOBE, Saúde Oral | Bibliotecas Escolares 


O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direcção-Geral da Saúde celebraram, em Julho de 2011, um protocolo que visa desenvolver ações de promoção da leitura, da felicidade e da saúde, centradas no projeto SOBE, Saúde Oral | Bibliotecas Escolares. 

Este projecto, apoiado por um conjunto de parceiros privados, foi premiado internacionalmente com o World Dental Hygiene Award 2013.

Pretende-se, agora, criar um spin-off do SOBE: “Aliados Improváveis”. A expectativa é fazer com que a integração da temática da saúde oral em locais pouco prováveis, de forma flexível, original e inovadora se torne uma realidade.

A exposição está, desde agora, aberta na Casa Antero,  nas Caldas da Rainha, para onde se convocam, no dia 17 de Outubro, todos os interessados na promoção da leitura e da saúde oral.

19.30 na Casa Antero/Pachá
Rua Alexandro Herculano, 8 Caldas da Rainha
para se poder falar sobre o SOBE | desfrutar da companhia| informar a imprensa

http://www.youtube.com/watch?v=Q9IaKyPFlBU

Ainda 18 e 19 de Outubro - Teatro Camões

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

segunda-feira, 7 de outubro de 2013



ARTE DE RUA EM EDIFÍCIO DE PARIS PARA DEMOLIÇÃO

Iniciativa da Galeria ITINERRANCE que abre caminho para que uma experiência de arte efémera se possa transformar em realidade digital.


sexta-feira, 4 de outubro de 2013



[do programa]

CONTADORES DE HISTÓRIAS 
35 CONTOS DOS IRMÃOS GRIMM

 FESTA DO OUTONO 2013 - 06 OUT 2013

"Recolhidos da tradição oral pelos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm há mais de 200 anos, os contos agora reunidos em audiolivro pela editora Boca apresentam-se pela primeira vez na Festa de Outono de Serralves, com a participação dos contadores Maria Morais, Rodolfo Castro e Thomas Bakk"


Projecto multidisciplinar que tem como objectivo catalisar discursos artísticos, culturais e científicos, independentemente do seu suporte de materialização


O Festival literário Escritaria, organizado pela Câmara Municipal de Penafiel e pela AV Conteúdos Editoriais, homenageia, nesta sua edição de 2013,  o escritor Mário de Carvalho.
Durante o tempo em que decorre o festival, diversas manifestações artísticas através de diferentes linguagens – teatro de rua, animação, conferências, apresentação de livros – procurarão atrair olhares e atenções para a vida e a obra do autor que, neste contexto, fará em Penafiel o lançamento do livro “A Liberdade de Pátio”

PROGRAMA | SABER MAIS | Penafiel – 4, 5, 6 de Outubro

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

60 ANOS DA HISTÓRIA DE PORTUGAL 


EM CROMOS

Biblioteca Nacional – até 31 de Outubro

“Mostra comemorativa dos 60 anos da primeira edição da História de Portugal em cromos (Outubro de 1953), uma coleção de 203 cromos vendidos em envelopes-surpresa, que teve edições sucessivas até 1973. Esta mostra inclui os originais da capa da caderneta e de alguns cromos, várias edições das próprias cadernetas e os respetivos envelopes-surpresa, e ainda diversos impressos e publicações que reproduziram ilustrações da coleção (...)”
FEIRA DO LIVRO

De 15 Novembro a 15 Dezembro de 2013 e tendo a Àsia como centro da atenção, a Fundação Oriente, em parceria com outras editoras e livrarias nacionais e estrangeiras, realiza a sua VI edição da Festa do Livro do Museu do Oriente - romance e poesia de autores asiáticos conhecidos bem como catálogos e livros técnicos sobre a sociedade, a cultura, a arte e a gastronomia.