segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

PRELÚDIO DE NATAL

Tudo principiava
pela cúmplice neblina
que vinha perfumada
de lenha e tangerinas


Só depois se rasgava
a primeira cortina
E dispersa e dourada
no palco das vitrinas


a festa começava
entre odor a resina
e gosto a noz-moscada
e vozes femininas


A cidade ficava
sob a luz vespertina
pelas montras cercada
de paisagens alpinas



'Poetas como nós'

http://www.museubordalopinheiro.pt/0402.htm

Com inspiração no livro "Cão como Nós", de Manuel Alegre, o cartoonista Zé Dalmeida expõe cerâmica contemporânea na galeria do Museu Municipal Bordallo Pinheiro, em Lisboa.
Trata-se de algumas dezenas de pequenas esculturas de homenagem e evocação de poetas portugueses, como Florbela Espanca, Adília Lopes ou Herberto Helder.
 No dizer do próprio Museu, esta exposição propõe um "retrato humorístico dos poetas portugueses do século XX". Os 'seus' poetas denotam a compreensão do retrato físico, aliado ao conhecimento da escrita de cada um e sempre numa perspetiva criativa, suscitando o riso". 

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

III Festival do Livro / Bairro dos Livros: Ler é um Carrossel

Carrossel de livros da Boavista aos Aliados!


PROGRAMA
(Até 22 de Dezembro de 2013)

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013


‘Quem conta um conto… ao modo de Saramago!? é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com o Camões, I.P., a Editora Caminho-Leya e a Fundação José Saramago, proposta, em Portugal, aos alunos do 3º Ciclo e do Ensino Secundário, de todas as escolas públicas e privadas, Continente e Ilhas e, na rede de Ensino Português do Estrangeiro (EPE), do Camões, I.P, aos alunos que frequentem o 3º Ciclo do Ensino Básico e o Ensino Secundário nas escolas dos países de residência e que tenham nível de proficiência em língua portuguesa B1, B2 ou C1.

Trata-se de um desafio à criatividade dos jovens autores ou dos que querem ousar a sua primeira experiência de escrita e que, tendo como fundo inspirador a obra literária de Saramago, desenvolvam, de forma criativa, experiências ou sensações do seu quotidiano vivido ou imaginado, podendo perpassar por interesses diversos, quer na área social, familiar, na esfera política, no exercício de atividades artísticas, nas relações com os amigos. 

(1920 - 2013)


“As leis da matemática são a essência das obras de arte.”

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013


A 18 de outubro de 2013, o Plano Nacional de Leitura declarou oficialmente aberta a 8ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) 2013 – 2014 que decorre, em Portugal, entre esta data e o final do mês de junho de 2014.

Tendo sempre como referente a Língua Portuguesa, na perspetiva da promoção da leitura, do prazer de ler e do contacto frequente com os livros, o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e o Camões – Instituto de Cooperação e da Língua (Camões, IP), promovem, no ano letivo de 2013 / 2014, a 1ª Edição do Concurso Internacional de Leitura (CIL) nas instituições onde é ministrado o Ensino Português no Estrangeiro (EPE), em articulação com a 8ª Edição do CNL em Portugal, território nacional, continente e ilhas

A participação nesta 1ª Edição do Concurso Internacional de Leitura (CIL) está aberta aos alunos inscritos nos cursos de Língua e Cultura Portuguesas da rede EPE que frequentem, nos países de residência, o 3º Ciclo do Ensino Básico ou o Ensino Secundário e que tenham nível de proficiência linguística em língua portuguesa B1, B2 ou C1, qualquer que seja a modalidade de organização dos cursos do EPE e a nacionalidade dos alunos.




segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

http://www.quintasdeleitura.blogspot.pt/


Mário Cesariny 

''Ama como a estrada começa''



in: http://autoreselivros.wordpress.com/



29ª EDIÇÃO DA FEIRA DO LIVRO DE GRÂNDOLA

Feira do Livro de Grândola - PROGRAMAÇÃO paralela com sessões de apresentação de  e animação de livros e de leitura e teatro para bebés e crianças.