quinta-feira, 29 de maio de 2014


ROLLING STONES

START ME UP
SERRALVES EM FESTA
11ª EDIÇÃO
Fundação de Serralves - 25 anos

TERRENO COMUM


 Entre 31 de Maio e 01 de Junho, 40 horas contínuas de festa com a participação de artistas de todo o mundo, em mais de 250 espectáculos de música, teatro, dança, performance, exposições, cinema….

É Serralves em Festa, um dos maiores festivais de arte contemporânea da Europa. PROGRAMA

quarta-feira, 28 de maio de 2014


O FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (Península Ibérica) é uma iniciativa cultural que visa proporcionar mecanismos de incentivo à criação artística bem como promover o teatro e as artes performativas.
Procura, ainda, partilhar obras de referência, clássicas e contemporâneas, e dar expressão a projectos experimentais e transdisciplinares, pondo enfoque nas novas linguagens artísticas.

29 de Maio - 7 de Junho | 2014, Porto
"Objectivos - Contribuir para uma maior dinâmica cultural na cidade do Porto, na sua Área Metropolitana e no país em geral | Fomentar a criação e formação de novos públicos |Apoiar directamente a criação, através de co-produções | Estabelecer e reforçar os intercâmbios culturais e artísticos de todo o mundo de expressão ibérica | Divulgar as novas linguagens artísticas, no âmbito das artes performativas e arte contemporânea | Estimular a criatividade e inovação artísticas | Estabelecer colaborações com instituições de ensino artístico | Promover a apresentação de novas dramaturgias | Desenvolver parcerias que estimulem a prática teatral e a divulgação nas suas diferentes componentes | Promover um programa de actividades paralelas ao Festival, através de exposições, seminários, debates, lançamento e promoção de livros | Promover programas de actividades pedagógicas | Editar livros e publicações sobre artes de palco."

“(…) O 37º FITEI é, fundamentalmente, resultado de um conjunto de amizades construídas neste longo caminho, agentes individuais da nossa vida coletiva que muito prezamos e fazem o favor de se manter firmes a nosso lado. Ao lado do compromisso social, da solidariedade, da cultura – tão afetuosos que preferem o anonimato.
Às estruturas que sentiram e entenderam a nossa preocupação prestamos público agradecimento: o “nosso” Teatro Nacional de S. João que integra de forma preciosa o Programa e disponibilizou as suas salas; a Porto Lazer / Câmara Municipal do Porto que mantém, responsável, uma ajuda determinante; e o projeto europeu de teatro liderado pela Junta de Castilla y Léon, em Valladolid - o ESMARK - de que faz parte o FITEI.
A tradicional edição do Festival Internacional de Expressão Ibérica aqui está, mantendo o sonho vivo. Teatro.”

Programa
FESTA DOS LIVROS
promover e difundir livros e obras multimédia (em qualquer suporte) em língua portuguesa e fomentar os hábitos de leitura e o incremento do nível de literacia”


29 de Maio a 15 de Junho de 2014
Segunda a quinta: 12h30-23h | sexta: 12h30-24h
 Sábado e vésperas de feriados: 11h-24h | Domingo e feriados: 11h-23h

A Feira do Livro de Lisboa é organizada pela APEL - Associação Portuguesa de Editores e Livreiros – no Parque Eduardo VII, Lisboa
Este ano, a Feira terá novos pavilhões, de maiores dimensões e com um novo design, de forma a poder apresentar os livros de forma mais eficaz e contará com a presença de 537 editoras e chancelas.
Do programa de actividades que conta com debates, apresentações, lançamentos e sessões de autógrafos, actividades dedicadas às famílias e às crianças destacam-se, ainda, os arraiais de Santo António, os jogos do Mundial que passarão num ecrã gigante no Parque Eduardo VII, um  picnic literário, a 13 de Junho, a iniciativa social Dar e Receber, em parceria com o Banco de Bens Doados, que pretende angariar livros, novos ou usados, para crianças até aos 12 anos.

CURSOS INTENSIVOS NAS FÉRIAS

telf: 210970654

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Perfect Day


(Lou Reed & Bono & Dr. John & Elton John & D. Bowi...)




Promotor e difusor de arte contemporânea, o Festival internacional Alkantara [1ª Edição em 2006] avança, até 08 de Junho, com uma 13ª Edição repleta de eventos de artes performativas, em Lisboa: encontros, residências, mostras de livros e vídeos, projectos de formação em artes, produções e coproduções nacionais e internacionais, uma programação extensa e diversa.


[Alkantara é membro de diversas redes e plataformas de intercâmbio (Danse Bassin Mediterraine, On the Move, Fundação Anna Lindh, REDE– associação de estruturas para a dança contemporânea em portugal, entre outras) e parceiro em programas de colaboração e co-produção internacional (Next Step– promoção da criação artística europeia e Départs– práticas para o desenvolvimento integrado da dança contemporânea europeia)].

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Festival

Writers Delight

http://www.agendalx.pt/eventos/feiras

Grande encontro de arte urbana e graffiti de Lisboa, no Martim Moniz, a integrar o Mercado de Fusão.

Nos dias 24 e 25 de Maio, fim de semana, a partir das 12.00H, passarão por aquele espaço, nomes importantes do graffiti nacional e internacional e da cultura hip hop.

sexta-feira, 16 de maio de 2014


A Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luís I são os promotores da exposição de escultura Artemar que, para além da busca estética, propõe obras com uma mensagem ecológica relevante ao “distinguir obras de arte elaboradas com materiais reciclados, reutilizados e/ou recicláveis retirados do mar ou que representem simbolicamente este elemento natural.”

Para votar no Prémio do Público deve-se enviar um sms para o número 4646, com o texto AME (espaço) seguido do número da escultura que estará divulgado no local e no site www.cm-cascais.pt/artemarestoril, até ao dia 15 de junho, às 12h00.  

Obras a concurso:

Noah”, de Peter Gilbert;
Symbiotic Sights”, de Susana Aleixo Lopes
Microrganismo Oblíquo”, de Raquel Beatriz Martins
Sem Título”, de André Banha e Orlando Franco
Cetus” de Nina Marcon Lindenmeyer
Kraken” de Joana Pinto Oliveira
Pessoa Não-Humana” de Pedro Manuel Madeira Fernandes e Filipe C.V. Van Mayer Reis
A Barbatana” de Cristina Maria Seguro Seco
Following The Sun” de Wiktoria Szawiel e João Filipe
Mare Incognitum”, de Sebastião Borges Figueiredo Ascenso Pires

  Passeio Marítimo do Estoril | 16 de Maio a 15 de Junho, 2014

quinta-feira, 15 de maio de 2014


Shadowland

Dança Contemporânea – Companhia de Dança Pilobolus

Multimédia e sombras chinesas – ‘ o real e o sonho, entre o presente e o futuro, numa história de amor e de celebração da vida’

 CCB - 14, 15 e 16 Mai 2014 - 21:00 -17 Mai 2014 - 16:00 - 21:00 18 Mai 2014 - 16:00







quarta-feira, 14 de maio de 2014

 Dia do Livro, dos Direitos de Autor, 
a POESIA e a LIBERDADE 
através das palavras e da música.




Diálogos, é simultaneamente o nome do grupo e a essência de um conjunto de projectos que vivem das palavras, da música e das emoções. 


Em todos os seus projectos, o grupo aposta na interacção e na cumplicidade com os diferentes públicos, estabelecendo com eles uma multiplicidade de diálogos. 

terça-feira, 13 de maio de 2014

ANIMAR - 9ª Edição

Festival de cinema de animação que refere experiências da arte pictórica de rua, da música e, principalmente, da cultura urbana. 




Exposição: RUA ANIMADA - materiais, adereços, personagens e elementos do processo de produção de filmes de animação | sessões de cinema, ateliês e ações, com as escolas, para a aprendizagem dos primeiros passos no cinema de animação.

Até 1 de Junho de 2014 | Vila do Conde

quinta-feira, 8 de maio de 2014

FIMFA Lx14 

Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas


Vindos de diferentes países [Alemanha, França, Espanha, Finlândia, Holanda, Noruega, Israel, Reino Unido] a Portugal, no festival estarão presentes catorze companhias e criadores que vão dar expressão a diversos espectáculos, quer de sala, quer de rua.

A presente edição do Festival propõe, ainda, uma componente laboratorial e experimental.

Do programa constam novas criações que abordam, de formas diversas, temas tão universais como a memória, a separação, o amor, o terrorismo, a morte, o medo, a alegria.

Teatro Municipal de São Luiz  2014-05-07  | 2014-05-25 

quarta-feira, 7 de maio de 2014


“(…) A presente exposição, que reúne mais de 200 pinturas, esculturas e desenhos da artista, alguns apresentados pela primeira vez, constitui uma oportunidade inédita para avaliar a singularidade, a vastidão e a importância da obra e a variedade de temas e meios explorados pela artista. As primeiras pinturas (1955?65), muito raramente exibidas, ajudam a perceber o confronto, transversal a todo o seu notável percurso, entre impulsos figurativos e complexidades geométricas. A paradigmática série Droguinhas (1965?66) ? esculturas de papel de arroz originalmente expostas na Signals Gallery, em Londres, em 1966 ? ilustram de forma exemplar a tensão entre a fragilidade dos materiais e a força com que são transmutados em esculturas. Apresentados pela primeira vez na Bienal de Veneza de 1968, os Objetos Gráficos evidenciam a muito singular abordagem de temas relacionados com a linguagem e o significado. A seu lado estarão algumas das mais emblemáticas instalações (como Ondas Paradas de Probabilidade, de 1969, e Variantes, de 1977) e a última série de pinturas de Mira Schendel (…)” In: http://www.serralves.pt/pt/actividades/mira-schendel/

 Exposição organizada por Tate Modern e Pinacoteca do Estado de São Paulo em associação com a Fundação de Serralves — Museu de Arte Contemporânea, Porto
Comissariado: Tanya Barson (Curadora de Arte Internacional, Tate Modern) e Taisa Palhares  (Curadora, Pinacoteca do Estado de São Paulo)


Até 24 JUN 2014

“HISTÓRIAS DO E COM CORAÇÃO…”

animação do livro e da leitura
valorizando o silêncio e a música das palavras

Com pozinhos de perlim…pim…pim… a História será assim…



Dia 10 de Maio 2014 - para estimular a partilha de sentimentos, de histórias, cantigas e brincadeiras numa plena animação do livro e da leitura e valorizar o silêncio e a música das palavras, envolvendo as famílias.

O dress code é o Pijama e o tema envolve o “Coração”, órgão que não é apenas um músculo que bate sem parar... mas sim um lugar mágico onde acontecem as mais extraordinárias das coisas.

Para um universo estimado de 30 crianças, serão enfatizados os sentimentos promovidos em família: “estar em família”, “ter” família” e, com especial realce, o tema da saúde oral.


terça-feira, 6 de maio de 2014

MOZART CONCERT ARIAS
UN MOTO DI GIOIA




Árias de concerto KV78/ KV272/ KV383/ KV418/ KV505/ KV528/ KV578/ KV579/ KV582/ KV583, Divertimenti, Cassatione.



Anne Teresa De Keersmaeker coreografia ∙ Anne Teresa De Keersmaeker e Jean-Luc Ducourt conceito ∙ W.A.Mozart música ∙ Herman Sorgeloos cenário ∙ Rudy Sabounghi figurinos ∙ Anne Teresa De Keersmaeker desenho de luz 

Eduarda Melo, Kamelia Kader, Carla Caramujo sopranos ∙ João Paulo Santos pianoforte ∙ Divino Sospiro interpretação musical ∙ Massimo Mazzeo direcção musical 

sexta-feira, 2 de maio de 2014



“A arte, no geral, e a música, em particular, são uma excelente forma para observarmos a mudança dos tempos, ora como reflexo dessa mudança, ora como rastilho para essa evolução das mentalidades, das modas, dos gostos e, em ultimo caso, da própria sociedade.
(…)
 São três dias de festa com mais de 60 concertos em que, num ambiente informal, poderemos ouvir todo o tipo de música inspirada na grande História, nas grandes Revoluções, nos grandes Pontos de Viragem, onde não faltarão as referências aos 100 anos da 1ª Guerra Mundial e 75 da Segunda, à Revolução Francesa e às Invasões Napoleónicas, aos 40 anos do 25 de Abril, e até a compositores, efemérides em 2014, que mudaram a história da música como CPE Bach (300 anos do nascimento), Jean-Philippe Rameau (250 anos da morte) e Richard Strauss (150 anos do nascimento).”