segunda-feira, 29 de setembro de 2014


Manhãs de Poesia
2º Domingo de cada mês - 10:00h | 12:00h

No magnifico edifício que a filha do poeta Guerra Junqueiro adquiriu para reunir as coleções do pai e posteriormente (1940) doou à Câmara Municipal do Porto 

A. L.
Não és a flor olímpica e serena
Que eu vejo em sonhos na amplidão distante;
Não tens as formas ideais de Helena,
As formas da beleza triunfante;
Não és também a mística açucena,
A alva e pura Beatriz do Dante;
És a artista gentil, a flor morena
Cheia de aroma casto e penetrante.
Não sei que graça, que esplendor, que arpejo
Eu sinto dentro d’alma quando vejo
Teu corpo aéreo, matinal, franzino...
Faz-me lembrar as vividas napeias,
E as formas vaporosas das sereias

Rendilhadas num bronze florentino.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014


CONCERTO

Reitoria da Universidade de Lisboa | Aula Magna

Concerto de Outono da Universidade de Lisboa, no dia 29 de Setembro de 2014, às 21h30.
Solistas convidados: soprano Ana Paula Russo| tenor Carlos Monteiro | barítono Diogo Oliveira.
Entrada livre



Ó Sorte
és como a Lua
mutável,
sempre aumentas
e diminuis;
a detestável vida
ora oprime
e ora cura
para brincar com a mente;
a miséria,
o poder,
ela os funde como gelo.

Sorte imensa
e vazia,
tu – roda volúvel –
és má,
vã é a felicidade
sempre dissolúvel,
nebulosa
e velada
também a mim contagias;
agora por brincadeira
o dorso nu
entrego à tua perversidade.

A sorte na saúde
e virtude
agora me é contrária.

e tira
mantendo sempre escravizado.
nesta hora
sem demora
tange a corda vibrante;
porque a sorte
abate o forte,
chorais todos comigo!

A Noite Europeia dos Investigadores — Researchers' Night — é uma iniciativa promovida, desde 2005, pela Comissão Europeia, no âmbito das Acções Marie Curie, com o objetivo de celebrar a Ciência e de a aproximar dos cidadãos”.
O consórcio constituído pela Universidade de Lisboa, a Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal deLisboa organiza a Noite Europeia dos Investigadores em 2014 e 2015.

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) coordena o projeto “CITSCI – CITIZEN SCIENCE – Estabelecer relações entre a investigação e a sociedade em Portugal” cujo objectivo é promover acções propiciadoras da ligação entre ciência e sociedade. O programa de atividades será cumprido no próprio MUHNAC e no Príncipe Real, a 26 de Setembro de 2014.
[a 25 de Setembro de 2015, as acções promovidas pela Universidade de Coimbra decorrerão no Museu de Ciência].
“A participação em projetos de investigação, experiências interativas, concursos, observação de astros, debates, speed-dating, world café, cozinha científica, teatro, visitas guiadas a exposições e coleções científicas serão apenas algumas das atividades pensadas para o público infantil, juvenil, adulto, para famílias e para grupos escolares.”
SABER MAIS
www.noitedosinvestigadores.org
http://www.facebook.com/noitedosinvestigadores1415
http://twitter.com/Nei1415
http://instagram.com/nei1415/ei2014

quinta-feira, 25 de setembro de 2014


NEVERMIND


Universidade do Minho - 9 de outubro de 2014


A Língua Portuguesa é atualmente reconhecida como um dos grandes veículos de comunicação internacional e ocupa um lugar de referência como língua de trabalho em vários domínios. Entre diversas outras circunstâncias, contribuem para essa condição a afirmação e o dinamismo quotidianos dos seus 250 milhões de falantes com expressiva tradução, designadamente, nos panoramas cultural e científico e também no assinalável crescimento económico verificado em diferentes países da CPLP. Devido a isso, somos hoje a maior comunidade linguística do hemisfério sul e utilizamos o 3.º idioma europeu mais falado no mundo.

A conferência promovida em parceria com a Universidade do Minho integra-se num conjunto de iniciativas levadas a cabo pela Comissão Temática de Promoção e Difusão da Língua Portuguesa que visa contribuir para alavancar a participação da sociedade civil em prol da nossa língua comum, através da mobilização de especialistas, académicos e personalidades de incontornável relevância na CPLP. Estes eventos concretizam a estratégia definida nos Planos de Ação de Brasília e de Lisboa e ocorrem no momento em que se assinalam 800 anos sobre a data do primeiro documento oficial escrito em português.

O programa desta conferência contempla os mais recentes desenvolvimentos de alargamento da CPLP e enfatiza os laços históricos comuns entre a Galiza e Braga - durante largos séculos capital da romana Hispania Gallaecia e do Reino Suevo – na região onde nasceu a Língua Portuguesa.                                             

A exposição ART OF THE BRICK da autoria do artista Nathan Sawaya’s, está patente ao público de todas as idades até 4 de Janeiro de 2015, no Old Truman Brewery, em Londres. Trata-se de um trabalho de autor que implica a manipulação de mais de um milhão de peças do bem conhecido Lego [cerca de 80 esculturas]
“I like using LEGO bricks as a medium because I enjoy seeing people’s reaction to artwork created from something with which they are familiar. …My goal is to elevate this simple plaything to a place it has never been before. I also appreciate the cleanliness of the LEGO® brick. The right angles. The distinct lines. But, from a distance, those right angles and distinct lines offer new perspectives, changing to curves.”
Nathan Sawaya

quarta-feira, 24 de setembro de 2014


Uma feira de editores, exibição de filmes, encontros e exposições espalhadas pelo centro histórico de Treviso, Itália, dão corpo ao importante festival de banda desenhada e ilustração que decorre entre 24 e 28 de Setembro.
Como país convidado, Portugal terá, este ano, uma mostra de 14 AA e suas obras
Saber mais


Quadradinhos: sguardi sul fumetto portoghese

Inaugurazione mostra - Sabato 27 Settembre ore 12.30
Location - Spazi Bomben, Fondazione Benetton, via Cornarotta 7 - 9
Data - 27/9-12/10
Orario - martedì–venerdì 15-20 | sabato–domenica 10-20 
Direzione artistica e curatela: Alberto Corradi per TCBF Treviso Comic Book Festival
Rappresentante istituzionale: Marcos Farrajota

terça-feira, 23 de setembro de 2014


A VIAGEM COMEÇA AQUI

Dedicado à literatura de viagem, o Festival conta com perto de trinta escritores e ensaístas que vão assumir a Gardunha como um lugar de excelência para tratar o tema da Viagem: entre 22 e 28 de Setembro, este será o lugar de encontro de tantos saberes, experiências e sonhos.

22 e 26 de Setembro - Alexandra Lucas Coelho e Tiago Salazar, escritores e Pedro Loureiro, fotógrafo | residência artística
27 e 28 de Setembro -  várias personalidades falarão dos seus mapas de viagem | 
27 à noite - concerto com Cristina Branco e o pianista João Paulo Esteves da Silva.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Os Livros Digitais  do Plano Nacional de Leitura 



A promoção da leitura, através da utilização de suportes digitais, é uma opção pedagógica atual, ao alcance dos educadores e professores. Esta realidade decorre das motivações pessoais, das condições profissionais concretas e do conhecimento adquirido neste domínio. O potencial pedagógico das tecnologias, explorado nas várias áreas disciplinares e, concretamente, no contexto específico da leitura, depende, em grande parte, da conjugação eficaz destes fatores.
O Plano Nacional de Leitura [PNL], através dos Livros Digitais [LD] disponíveis na Biblioteca de Livros Digitais, procura dar um contributo de enriquecimento nesta área e, na intenção de perceber, de forma concreta, como os educadores utilizam esta ferramenta na sua prática diária, foi feito um estudo, com cobertura nacional, de que se destacam os principais resultados, em articulação com os fundamentos teóricos que a investigação tem revelado. 

FALA-ME EM PORTUGUÊS

Comemorações dos oitocentos anos de
 Língua Portuguesa

 TERTÚLIAS DE OUTONO NO CASTELO DE S. JORGE


No âmbito das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa, o Castelo de S. Jorge, associando-se a este desígnio, realiza as suas Tertúlias de Outono, nos Domingos de Setembro, Outubro e Novembro, sempre às 16h00. O Programa destas conversas assistidas e participadas por interessados neste património identitário é comissariado pela Drª Gabriela Carvalho.

Diz-me por música | Carlos Nobre (Pacman) - 21 Set.
O jogo da escrita e da fala | Ana Margarida Oliveira e Mariana Alvim - 5 Out.
Da Galiza à moura encantada | Isilda Leitão, Cândida Cadavez e Maria José Pires - 19 Out.
Sentimentos diferentes em territórios diferentes | Lourenço Almada, Isabella Barreto, John Rosa Baker - 2 Nov.
O mar e a terra na palavra | Graça Joaquim - 16 de Nov.
O humor da palavra | Nilton - 30 de Nov.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014


Ciclo Literário 
Nem só as Árvores têm Folhas


20.09. 2014 | 15h30
“Lá fora”, Maria Dias e Inês Rosário
De quem será esta pegada? O que faz aqui esta minhoca? Será um sapo ou uma rã? Como se chama esta árvore? Mesmo que moremos numa grande cidade, existe sempre natureza lá fora: nuvens e estrelas, árvores e flores, rochas e praias, aves, répteis ou mamíferos. O que esperamos então? Saltemos do sofá e iniciemos a exploração! Criado com a colaboração de uma equipa de especialistas portugueses, este livro pretende despertar a curiosidade sobre a fauna, a flora e outros aspetos do mundo natural que podem ser observados em Portugal. Inclui também propostas de atividades e muitas ilustrações, para ajudar toda a família a ganhar balanço, sair de casa e descobrir – ou simplesmente contemplar – todo o mundo incrível que existe “Lá Fora”.  

27.09.2014 | 15h30

 “O livro do ano”, Afonso Cruz
Estas são páginas do diário de uma menina que carrega um jardim na cabeça, atira palavras aos pombos e sabe quanto tempo demora uma sombra a ficar madura. Páginas feitas de memórias, para leitores de todas as idades.


terça-feira, 2 de setembro de 2014


 A ACONTECER NO LARGO AMOR DE PERDIÇÃO

PROJECTO FOTOGRÁFICO DE 2014 divulgação de projetos de estudantes do ensino superior com diploma em 2012/2013 ou finalistas em 2013/2014 que funcionem como passagem para a carreira pessoal de fotógrafo.

Organização - Departamento de Artes da Imagem (DAI) da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Até 23 SETEMBRO - Edifício da Ex-Cadeia e Tribunal da Relação do Porto - sala Aurélio Paz dos Reis - Largo Amor de Perdição - Porto
Terça a Sexta - 10h00 - 12h30 / 14h00 - 18h00 | Sábados, Domingos e feriados - 15h00 - 19h00

segunda-feira, 1 de setembro de 2014


LIBERDADE E FUTURO



FEIRA DO LIVRO
NUM PALÁCIO DE CRISTAL

Aberta à participação de todos os interessados, organizada pela Câmara Municipal do Porto, programada pelo seu Pelouro da Cultura, com apoio da Biblioteca Almeida Garrett e provida logisticamente pela empresa Porto Lazer, vai ter lugar, no Palácio de Cristal, entre 5 e 21 de Setembro, a FEIRA DO LIVRO DO PORTO 2014 – “LIBERDADE E FUTURO

Do programa constam: lançamentos e apresentações de livros e sessões de autógrafos com autores | dez mesas de debate animadas por personalidades ligadas ao universo literário português | sessões de Spoken Word | duas edições das "Quintas de Leitura" no auditório da Biblioteca Almeida Garrett | um ciclo de cinema dedicado ao realizador e escritor Pier Paolo Pasolini | um ciclo de cinema tendo como tema o livro enquanto personagem de filmes | programa educativo com oficinas, teatro, leituras | uma grande exposição de ilustração infantil.