sexta-feira, 31 de outubro de 2014

http://www.cm-amadora.pt/amadorabd/2014/
Lisbon & Estoril Film Festival

Festival de cinema LEFFEST – 8ª Edição
07 - 16 Novembro 2014


Sempre com uma programação muito abrangente de que fazem parte várias antestreias (ex: The Postman's White Nights, de Andrey Konchalovsky), retrospectivas (Andrzej Zulawski, Gonzalo García Pelayo, Kléber Mendonça Filho, Marlen Khutsiev, Philippe Garrel e Tariq Téguia) e a competição propriamente dita (12 filmes + curtas-metragens) e, em paralelo, com propostas vivas, simpósios, masterclasses, debates, etc o festival conta, ainda, com a presença de convidados de vários quadrantes de intervenção – realizadores (Abel Ferrara…), actores (Sabine Azéma…), escritores (Sabine Azéma…).


quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O Movimento de Comerciantes da Avenida Guerra Junqueiro, Londres & Roma, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia do Areeiro, fará com que, no dia 31 Outubro, a partir das 21H, as lojas da zona estejam abertas até à meia-noite para, assim, assinalarem o Halloween, Noite das Bruxas, com muitas, muitas surpresas. 


O objetivo é juntar o maior desfile de máscaras alguma vez realizado em Portugal, com milhares de participantes encarnando vampiros, zombies, lobisomens e... bruxas. Por isso os lisboetas são convidados a entrar no espírito da noite e vestir uma máscara adequada ao evento num ambiente das trevas.” 

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dia da Biblioteca Escolar 
Segunda, 27 de Outubro de 2014



Your School Library: Mind-Map Central

"A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis (…)" Manifesto da Biblioteca Escolar da IFLA/UNESCO

teca Escolar 2014 - S


quarta-feira, 22 de outubro de 2014



Duas Vidas” narra o caso das Lebensborn, crianças norueguesas cujos pais eram soldados nazis, que foram tiradas das suas mães e levadas para a Alemanha de Leste para serem criadas.
Durante a guerra fria, algumas destas crianças conseguiram fugir, mas veio-se a descobrir, mais tarde, serem agentes duplos da Stasi para se infiltrarem no ocidente…
Distribuidor  Films4You [melhor filme alemão | candidato alemão ao Óscar de melhor filme estrangeiro] 

terça-feira, 21 de outubro de 2014

すべての-な測定値のPNLのブログからのご挨拶

Caligrafia Japonesa

Obras-primas da caligrafia japonesa contemporânea reunidas em Portugal

"Organizada pela Academia de Arte Caligráfica do Japão em parceria com a Embaixada do Japão e a Fundação Calouste Gulbenkian, esta mostra introduz a complexidade da caligrafia japonesa, inacessível ao olhar de um leigo. Atraído pelo equilíbrio das linhas, das formas, das manchas, elegância misteriosa na sua construção formal, o visitante desta exposição terá acesso às razões profundas da continuidade de uma arte ancestral".

Fundação Kalouste Gulbenkian | 10 Out 2014 - 28 Dez 2014  |   10:00 - 18:00 H   

[saudações do blogue do pnl para todos - boas leituras]
an apple a day...
21.10.2014


[Na Grécia Antiga oferecer uma maçã a uma rapariga era propor-lhe casamento e recebê-la era o mesmo que dizer que sim]

quinta-feira, 16 de outubro de 2014



CONCURSO NACIONAL DE LEITURA
9ª EDIÇÃO - 2014 | 2015

CALENDÁRIO




INSCRIÇÃO - Até 07 Novembro 2014
20.Out. 2014

PNL - Abertura - Blogue PNL | Concursos PNL
Até 07 Novembro 2014
Escolas - Preencher
14 | 18 Novembro 2014

PNL - Publicação da lista de escolas inscritas

1ª Fase | PROVAS  ESCOLAS - Até 22 Janeiro 2015

Até 22 Janeiro 2015
Provas nas Escolas | Apurar vencedores
Até 22 Janeiro 2015

EscolasPreencher
01 | 05 Fevereiro 2015

PNL - Publicação da lista de Alunos apurados

2ª Fase | PROVAS DISTRITAIS - Até 30 Abril 2015

Até 30 Abril 2015

Provas nas Bibliotecas Municipais – DGLAB
Apurar vencedores
Até 08 Maio 2015

PNL - Publicação da lista de Alunos apurados

3ª Fase | FINAL NACIONAL - Junho/Julho 2015

08 | 12 Maio 2015
PNL - Divulgação das obras a ler
Junho | Julho 2015
PNL - [Regulamento da 3ª Fase] Prova Final

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Projeto SOBE

SAÚDE ORAL, BIBLIOTECAS ESCOLARES  


Desenvolvido a partir de um protocolo entre a Direcção-Geral da Saúde, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Plano Nacional de Leitura, o Projecto SOBE - Saúde Oral, Bibliotecas Escolares, tem o objectivo central de conceber e executar estratégias de promoção da leitura e da escrita, bem como, através das Bibliotecas Escolares, aumentar a qualidade da divulgação e da informação sobre saúde oral, no universo das escolas.

O novo ano lectivo é a entrada de mais um ano de actividades integradoras desta temática nos currículos escolares.

Com essa intenção, recriaram-se ideias para a elaboração de novos materiais, atividades de leitura mais atrativas e estratégias de aprendizagem divertidas. Ou seja, promover, com excelente saúde oral, aprendizagens de se ficar com a boca aberta de espanto.

Chamada de atenção especial para um dos materiais do novo KIT - o passatempo UM OVO POR INVENTAR, promovido pelo parceiro de Projecto derovo GROUP e que Integra a campanha nacional SOBE, dirigindo-se a Jardins-de-Infância e Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico. 

quinta-feira, 9 de outubro de 2014


FIMP
FESTIVAL INTERNACIONAL
DE MARIONETAS DO PORTO


Por ocasião do seu 25º aniversário, das comemorações da década das Comédias do Minho, da recuperação do Teatro Rivoli para o serviço público e em homenagem à fundadora e directora artística Isabel Alves Costa, aí está, de novo, o FESTIVAL INTERNACIONAL DE MARIONETAS DO PORTO, FIMP, edição 2014 que, acima de tudo, é uma festa da marioneta contemporânea. [Especial parceria com o Teatro Nacional São João]
Programação específica para públicos jovens: WOPs (workshops), rubrica WIP Júnior, apresentação do Teatro Dom Roberto (também escolas)
Os auditórios das juntas de Freguesia de Campanhã e do Bonfim, os Bairros do Lagarteiro e da Pasteleira serão também palcos e plateias do FIMP.

QUINZENA DE DANÇA DE ALMADA

FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA CONTEMPORÂNEA

PROGRAMA
Até 12 de Outubro, na Academia Almadanse, a Companhia de Dança de Almada (Ca.DA), apresenta a sua  22ª edição deste festival que ocorrerá em palcos como o Teatro Municipal Joaquim Benite, o Cine-Teatro Academia Almadense, a Casa da Cerca, a Praça S. João Batista e a Praça da Liberdade. Haverá, ainda, uma mostra de Vídeo Dança na Fnac do Chiado.

terça-feira, 7 de outubro de 2014


“SEMEAR A TERRA, CULTIVAR A CIDADANIA”
CONCURSO DE ESCRITA CRIATIVA 2014

" Está a decorrer em todos os Estabelecimentos Prisionais o Concurso de Escrita Criativa 2014, sob o tema “Semear a Terra, Cultivar a Cidadania”.
O Concurso integra-se nas atividades socioculturais de promoção da escrita e da leitura junto da população reclusa e ainda nas iniciativas do Ano Europeu do Cidadão 2013/2014 e do Ano Internacional da Agricultura Familiar 2014 e pretende suscitar a reflexão sobre a importância e o impacto da agricultura familiar, nomeadamente na racionalização dos recursos da terra agrícola, no equilíbrio e preservação do meio ambiente e na sustentabilidade económica e social das famílias, eixos transversais a uma cidadania ativa e inclusiva.
O Concurso é realizado ao abrigo do Protocolo com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e nele estão envolvidas também as Bibliotecas Municipais que, conjuntamente com os estabelecimentos prisionais, farão uma pré-seleção dos trabalhos (...)"

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Galeria  ABISMO
" (...) Mariana Viana leu uma das obras seminais de Herberto Helder como se os contos fossem indicações concretas de partida, mapa de acesso ao lugar do sonho. E o seu olhar regressou transfigurado, de um modo que nenhuma das formas lhe parecia a mesma. Compôs então um livro híbrido (...) 

O que agora se expõe são 40 folhas em formato médio e outras 17 um pouco maiores «arrancadas» desse caderno (grafite e lápis de cor sobre papel), acompanhadas de um par de montagens de desenhos (grafite, lápis de cor, pastéis de óleo, acrílico sobre papel) em caixas tridimensionais. O gesto, a técnica e o modo servem o desfile das mais espantosas figuras de bestiário, filhas de uma notável contaminação das formas (...) " [http://www.agendalx.pt/]


Até 31 Outubro Seg | Sexta | das 11h00 - 13h00 | 15H00 - 19H00

Rituais Dell Arte



&

" (...) Portugal que com todos estes senhores, conseguiu a classificação do paiz mais atrazado da europa e de todo o mundo! O paiz mais selvagem de todas as áfricas! O exilio dos degradados e dos indiferentes! A africa reclusa dos europeus! O entulho das desvantagens e dos sobejos! Portugal inteiro há - de abrir os olhos um dia - se é que a sua cegueira não é incurável e então gritará commigo, a meu lado, a necessidade que portugal tem de ser qualquer coisa de asseiado! (...)" (Excerto)

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Diogo InfanteTeatro S. Luiz | 25 SET a 5 OUT

Ode Marítima com Diogo Infante no S. Luiz

Ode Marítima com Diogo Infante no S. Luiz

 A “Ode Marítima”, por Diogo Infante, tem participação de João Gil, na guitarra e direção cénica de Natália Luiza


Sozinho, no cais deserto, a esta manhã de Verão,
Olho pro lado da barra, olho pro Indefinido,
Olho e contenta-me ver,
Pequeno, negro e claro, um paquete entrando.
Vem muito longe, nítido, clássico à sua maneira.
Deixa no ar distante atrás de si a orla vã do seu fumo.
Vem entrando, e a manhã entra com ele, e no rio,
Aqui, acolá, acorda a vida marítima,
Erguem-se velas, avançam rebocadores,
Surgem barcos pequenos de trás dos navios que estão no porto.
Há uma vaga brisa.
Mas a minh'alma está com o que vejo menos,
Com o paquete que entra,
Porque ele está com a Distância, com a Manhã,
Com o sentido marítimo desta Hora,
Com a doçura dolorosa que sobe em mim como uma náusea,
Como um começar a enjoar, mas no espírito.

Olho de longe o paquete, com uma grande independência de alma,
E dentro de mim um volante começa a girar, lentamente,
[…]

quinta-feira, 2 de outubro de 2014


A transeatlântico, propriedade e edição da Companhia das Ilhas (ilha do Pico), de periocidade anual, “é uma revista que pretende incentivar a escrever, de modo ficcional ou ensaístico, sobre o que são os Açores hoje – nas suas novas entranhas. Nas suas personagens, nas suas tensões biográficas, nos seus sonhos e ilusões, nos seus conflitos e acidentes. Mas também nos seus costumes, nos seus pequenos hábitos e nas suas expressões verbais”, afirma Nuno Costa Santos, diretor e editor da Companhia das Ilhas, uma das principais editoras dos Açores, e responsável pela publicação. 

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A vida, sem música, seria um erro” 

Friedrich Nietzsche




dia mundial da música
1 outubro 2014



LÍDIA JORGE EM PENAFIEL 


“(…) A Escritaria dedica-se, entre outras coisas, à concepção de projectos híbridos e ao acompanhamento da sua implementação, projectos que têm como denominadores comuns a criatividade, a proactividade, a vontade de fazer, a entrega e o esforço de capitalização do potencial mediático dos seus objectos (..)”.