sexta-feira, 6 de novembro de 2015






O Plano Nacional de Leitura / PNL, a VISÃO Júnior, a Direção Geral da Saúde / DGS, o Oceanário de Lisboa e a Rede de Bibliotecas Escolares /RBE convidam as crianças e os jovens do Pré-escolar, do 1º e do 2º Ciclos a participarem em atividades que, através da leitura e da escrita, lhes sejam propícias à descoberta e ao conhecimento.

A iniciativa ‘Livros Falados’, decorre no ano letivo de 2015-16 e é aberta a todas as escolas, públicas e privadas, turmas ou grupos de alunos de várias turmas e diferentes anos.


Propõe-se treinar competências de leitura, nomeadamente a leitura em voz alta, o reconto  e a interpretação, bem como desenvolver projetos, dentro da sala de aula, sujeitos a dois temas distintos (dos objetivos do PNL e das Metas
Curriculares): Saúde Oral e Alimentação e Os Oceanos.

Trata-se de atividades de grupo (turmas ou grupos de alunos de várias turmas e vários anos) em que todos os alunos deverão estar envolvidos.

As atividades desenvolvem-se em diferentes componentes – leitura em voz alta; registo sonoro; registo em texto; registo gráfico/cartaz.

Na leitura em voz alta poderá ser criado um coro, ou vários, para algumas passagens da história, bem como recorrer ao som de objetos ou de instrumentos e música (desde que original ou livre de direitos de autor).

Cada escola pode participar com o número de turmas/grupos que entender, num ou nos dois temas propostos.

ROTEIRO DE ATIVIDADE: Pré-escolar | 1º Ciclo | 2º Ciclo


Sem comentários:

Enviar um comentário