terça-feira, 20 de setembro de 2016

Jogral - Lívia Nestrovski e Fred Ferreira



NO FOLIO 2016


Lívia Nestrovski, voz, e Fred Ferreira, guitarra elétrica, em Portugal, num concerto inédito, montado especialmente para o FOLIO, "(...) em que visitam o tema da Utopia em seus sentidos mais amplos. Navegando da Pasárgada de Manuel Bandeira à ilha Youkali de Kurt Weill, recorrendo às histórias - fictícias ou não - de Dom Quixote, Pero Vaz de Caminha e Chico Buarque, invocarão Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi e Fernando Pessoa, numa fantasia de amores e lugares (...)".


Setembro 29 • 21:30 - 22:30

Programa do Folio

The Conditioned - Uma história que inspira a seguir sonhos

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

À Luz dos Castelos Envidraçados

Exposição de 'collages' nos 50 anos da morte de André Breton 



A exposição de 'collages' surrealistas 'À Luz dos Castelos Envidraçados', estará patente no Museu Santos Rocha entre 17 de Setembro e 31 de Dezembro, com organização de Miguel de Carvalho & Rik Lina e produção da editora  Debout Sur l´Oeuf & do Museu Municipal Santos Rocha, Figueira da Foz. Reúne cerca de 100 obras originais de 'collage' de 24 artistas portugueses e estrangeiros.

No dia 20 de Setembro, na livraria, haverá apresentação do livro de WillAlexander SPECTRAL HIEROGLYPHICS e leitura de poemas.


quarta-feira, 7 de setembro de 2016


ARDE EL MAR

Oh ser un capitán de quince años
viejo lobo marino las velas desplegadas
las sirenas de los puertos y el hollín y el silencio en las barcazas
las pipas humeantes de los armadores pintados al óleo
las huelgas de los cargadores las grúas paradas ante el
                                                                         [cielo de zinc
los tiroteos nocturnos en la dársena fogonazos un cuerpo
                                                                         [en las aguas 

con sordo estampido
el humo en los cafetines
Dick Tracy los cristales empañados la música zíngara
los relatos de pulpos serpientes y ballenas
de oro enterrado y de filibusteros
un mascarón de proa el viejo dios Neptuno
una dama en las Antillas ríe y agita el abanico de nácar
                                                                                [bajo los
    cocoteros.

                                 
                                           Pere Gimferrer, de Arde el mar, 1966

(ARDE O MAR
Oh ser um capitão de quinze anos / velho lobo do mar as velas desfraldadas / as sirenes dos portos e a ferrugem e o silêncio nas barcaças / os cachimbos fumegantes dos armadores pintados a óleo / as greves dos estivadores as gruas imóveis contra o
[céu de zinco / os tiroteios noturnos na doca clarões um corpo
[à água / com um estampido surdo / o fumo nos botequins / Dick Tracy os vidros baços a música cigana / as histórias de polvos serpentes e baleias / de ouro enterrado e de filibusteiros / um mascarão de proa o velho deus Neptuno / uma dama nas Antilhas ri e agita o leque de nácar

[sob os coqueiros)

terça-feira, 6 de setembro de 2016

FEIRA DO LIVRO DO PORTO


69 editoras, 26 livrarias, 16 alfarrabistas, 12 instituições e 8 distribuidoras compõem o total de 131 pavilhões da Feira do Livro do Porto, 3.ª Edição da Câmara Municipal que vive até 18 de Setembro na Avenida das Tílias do Palácio de Cristal.
A Edição de 2016 faz cerimónia em torno do escritor portuense Mário Cláudio e levanta a bandeira temática A LIGAÇÃO.

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Little Free Library | Agenda Cultural de Lisboa



PEQUENAS LIVRARIAS DE LIVROS GRATUITOS



"Little Free Library é um projeto com presença em mais de 70 países de todo o mundo, com o objetivo de promover a partilha de livros e, consequentemente, o prazer pela leitura. Funciona sob o sistema “leve um livro, traga um livro” e existe em diversos tamanhos e feitios. Através da página littlefreelibrary.org é possível conhecer o projeto e procurar a LFL mais próxima de si. 

A partir de setembro, e por tempo indeterminado, o Jardim das Oliveiras do CCB passará a ser uma das duas únicas Little Free Library existentes em Lisboa. Venham ler e dar a ler, deitados na relva ou encostados a uma oliveira. A Fábrica das Artes fornece as mantas, as almofadas, e os primeiros livros desta pequena biblioteca"

A partir de 16 de Setembro de 2016

Existem cerca de 40.000 pequenas bibliotecas de trocas de livros grátis em todo o mundo, que promovem a alfabetização em cada casa e traduzem uma partilha de milhões de livros por ano bem como promovem a literacia e o gosto pela leitura, organizando redes de trocas livros gratuitos por todo o mundo e favorecendo um sentido de comunidade, tal como se partilham competências, criatividade e sabedoria ao longo das gerações. (https://littlefreelibrary.org/)